Sentimento do consumidor no Japão melhora por dois trimestres consecutivos
Uma pesquisa trimestral do Banco do Japão revelou que o sentimento do consumidor no país melhorou por dois trimestres consecutivos. No entanto, a percepção sobre as condições de vida piorou pela primeira vez no mesmo período.

Confiança do consumidor japonês sobe, mas preocupações persistem (ilustrativa/banco de imagens)
Uma pesquisa trimestral do Banco do Japão, divulgada na segunda-feira (19), revelou que o sentimento do consumidor no país subiu por dois trimestres consecutivos em dezembro de 2025, enquanto as visões sobre as condições de vida se deterioraram pela primeira vez em dois trimestres.
Os resultados aparentemente sugerem que um número crescente de pessoas acredita que a economia geral está melhorando, mas que os preços mais altos de bens e serviços estão pesando sobre o sustento das famílias.
O índice de difusão (ID) para as visões dos consumidores sobre as condições econômicas atingiu menos 50,4 na pesquisa de dezembro, um resultado melhor do que o menos 58,7 registrado na pesquisa anterior de setembro de 2025.
Artigos relacionados
O ID representa a porcentagem de entrevistados que acreditam que as condições econômicas melhoraram em relação ao ano anterior, subtraída da porcentagem daqueles que sentem o oposto.
O índice para as perspectivas econômicas para um ano à frente ficou em menos 18,3, refletindo lucros corporativos mais otimistas e aumentos na renda graças aos reajustes salariais.
Fonte: NP







