
O X em vermelho mostra o epicentro do evento sísmico mais forte ocorrido na manhã de terça-feira (WeatherNews)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizou uma coletiva de imprensa, a partir das 11h25 de terça-feira (6), para explicar sobre o forte terremoto de magnitude 6,2 com epicentro no leste da província de Shimane.
Antes disso, há informações sobre o gabinete do governo e também sobre a Usina Nuclear de Shimane.
Em resposta ao recente terremoto, o governo instalou um “Escritório de Ligação do Gabinete da Primeira-Ministra” no Centro de Gerenciamento de Crises do Gabinete às 10h20 para coletar informações e manter a vigilância.
Artigos relacionados
Segundo a Chugoku Electric Power, até às 10h45, nenhuma anormalidade causada pelo terremoto foi confirmada na Usina Nuclear de Shimane, na cidade de Matsue.
Também não houve alterações nas leituras dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação ao redor da usina. A Unidade 2 da Usina Nuclear de Shimane foi reiniciada e está em operação, e foi decidido que a Unidade 1 será desativada.
Terremoto de Shimane e réplicas

Porta-voz da AMJ durante transmissão ao vivo (NHK)
O primeiro ponto que o porta-voz da AMJ destacou foi o risco de réplicas, pois a área continua com atividades sísmicas. Outro ponto é que, embora o epicentro do forte terremoto tenha sido relativamente raso, de 10 km de profundidade, não houve preocupação em desencadear tsunami.
No passado, após a ocorrência de um forte terremoto, ocorreram réplicas durante uma semana. Portanto, é preciso cuidado com tremores futuros de intensidade sísmica máxima 5 forte. Mas, não se descarta a possibilidade de ocorrência de um ainda mais forte, especialmente nos 3 dias a seguir.
Desta vez, o abalo sísmico foi do tipo de tremores na horizontal, por isso, edifícios altos e pontes tendem a balançar mais.
Advertiu para o risco de deslizamentos por causa dos tremores causados pelo forte terremoto e réplicas.
Além disso, para quem ainda não fixou os móveis, recomendou fazê-lo. Também é importante ter o kit de emergência pronto para se proteger.
Fonte: NHK







