
Elon Musk foca em IA e Tesla perde terreno para BYD no mercado de elétricos (imagem ilustrativa/PM)
A Tesla cedeu o título de maior vendedora mundial de carros elétricos para a chinesa BYD, desperdiçando uma liderança que a empresa, liderada por Elon Musk, construiu ao popularizar os veículos plug-in na última década.
A montadora norte-americana relatou um declínio de 16% nos envios do quarto trimestre, ficando abaixo das estimativas dos analistas. No ano, as vendas da Tesla caíram quase 9%, sua segunda queda anual consecutiva.
A BYD, por outro lado, aumentou as vendas de veículos elétricos a bateria tanto no trimestre quanto no ano inteiro, entregando quase 2,26 milhões de VEs em 2025, contra 1,64 milhão da Tesla.
Artigos relacionados
Foco estratégico e crescimento da BYD
Os investidores têm dado pouca atenção, ultimamente, ao declínio da Tesla na hierarquia global de VEs, com Musk priorizando inteligência artificial, veículos autônomos e robôs humanoides.
A BYD se distanciou da Tesla no ano passado, depois de ficar um pouco aquém da líder mundial em 2024. Embora a fabricante chinesa tenha entregado mais carros totalmente elétricos no quarto trimestre daquele ano, a Tesla manteve uma pequena liderança em base anual.
Além de vender muito mais VEs na China — onde alguns de seus carros são muito mais baratos do que o veículo mais acessível da Tesla, o Model 3 — a BYD tem crescido rapidamente na Europa.
Desempenho da Tesla e mercado europeu
Nos primeiros 11 meses do ano passado, a BYD registrou mais carros do que a Tesla tanto na Alemanha quanto no Reino Unido, os dois maiores mercados de VEs da região.
As vendas da Tesla em toda a Europa caíram 28% durante esse período, e a empresa registrou fortes quedas em dezembro na França, Espanha e Suécia.
Fonte: JT







