
Tóquio discute taxa para lixo doméstico em 23 distritos (imagem ilustrativa/PM)
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, afirmou que incentivará a implementação da cobrança pelo descarte de lixo doméstico nas 23 regiões densamente povoadas da capital japonesa, durante uma recente coletiva de imprensa.
Embora Koike tenha esclarecido, durante a coletiva de imprensa no dia 9 de janeiro, que a decisão de implementar as taxas “cabe às regiões”, ela afirmou: “Queremos trabalhar em estreita colaboração com as regiões, apresentando a importância, os efeitos e exemplos de implementação para avançar em medidas que contribuam para a circulação de recursos”.
De acordo com o Departamento de Meio Ambiente do Governo Metropolitano, na região de Tama, no oeste de Tóquio, 29 cidades e vilas já implementaram taxas para resíduos combustíveis e outros tipos, com exceção da vila de Hinohara.
Artigos relacionados
Sustentabilidade e mudança de comportamento
Em contraste, as 23 distritos de Tóquio atualmente oferecem descarte gratuito para todos os resíduos, exceto itens volumosos.
“Os locais de descarte final de resíduos têm espaço limitado em aterros, tornando essencial uma maior redução de lixo”, observou Koike.
“Das 1.741 municipalidades em todo o país, 1.169 adotaram sistemas de descarte de resíduos pagos”, citou Koike, acrescentando que seu objetivo é “incentivar a mudança de comportamento entre os moradores de Tóquio” por meio de medidas que incluem a cobrança pelo descarte de lixo doméstico.
Fonte: MN







