Últimos pandas deixam o Japão e voltam para a China em meio a tensões diplomáticas
Os pandas gêmeos Shao Shao e Rei Rei, do Zoológico de Ueno, foram transportados para a China, deixando o Japão sem pandas pela primeira vez desde 1972.

Imagem: TBS
Os pandas gêmeos Shao Shao e Rei Rei, do Zoológico de Ueno, em Tóquio, deixaram o Japão na noite do dia 27, rumo à China. A partida marca a primeira vez desde 1972 que o país ficou sem pandas. As relações entre Japão e China, abaladas por declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre a questão de Taiwan, dificultam novos empréstimos.
Fãs se reuniram no zoológico para se despedir dos pandas, expressando gratidão e promessas de visita à China. Uma mulher de Shizuoka afirmou ter uma nova meta: estudar chinês e visitar os pandas em seu país de origem.
A dupla de pandas seguirá para o Centro de Pesquisa e Conservação do Panda Gigante, em Sichuan, onde passará por quarentena antes de definir a estadia final. Os pandas nasceram no zoológico a partir de pais emprestados para pesquisa de reprodução, com propriedade pertencente à China.
Artigos relacionados
No ano passado, quatro pandas do parque “Adventure World” de Wakayama foram devolvidos à China, restando apenas os gêmeos de Ueno no Japão até agora.
Fonte: Sankei







