
Alerta em Tóquio: mochi causa engasgos e leva idosa à morte (ilustrativa/banco de imagens)
O Departamento de Bombeiros de Tóquio informou, no domingo (4), que sete homens e mulheres, com idades entre 80 e 96 anos, foram levados ao hospital após engasgar com mochi nos três primeiros dias do ano novo.
Uma delas, uma mulher, na faixa dos 80, morreu. De acordo com o departamento de bombeiros, a idosa engasgou com daifuku (bolinho de arroz) em sua casa, em Minato (Tóquio), por volta da 1h10, no dia 1º de janeiro. Ela foi levada às pressas para o hospital, mas foi declarada morta na chegada.
No ano passado, durante o mesmo período, nove pessoas foram levadas a hospitais em Tóquio após engasgar com mochi. Duas delas morreram posteriormente.
Artigos relacionados
Recomendações de segurança e tradição
As autoridades de saúde têm apelado à cautela contra acidentes relacionados ao mochi, como umedecer a garganta com chá ou sopa antes de comer mochi, cortá-lo em pedaços pequenos e fáceis de comer, e não engoli-lo com pressa, mas mastigá-lo lentamente antes.
Durante o período de ano-novo, as famílias tradicionalmente preparam a sopa ozoni e colocam os bolinhos de arroz no caldo de legumes.
Fonte: JT







