Vestibular unificado no Japão: 7 candidatos tiveram provas invalidadas por fraude
Sete resultados de provas foram invalidados por uso de smartphone e outras condutas impróprias como cola, no vestibular unificado.

Foto ilustrativa (PM)
O Centro Nacional de Exames de Admissão à Universidade (NCUEE) informou que invalidou os resultados de 7 candidatos ao vestibular unificado devido a condutas impróprias, incluindo o uso de smartphone.
Durante dois dias – sábado e domingo (18) – mais de 490 mil candidatos ao vestibular unificado do Japão se dedicaram às provas na esperança de ingressar na universidade.
De acordo com o NCUEE, 7 candidatos de Tóquio, Fukuoka e outras localidades foram considerados culpados de conduta imprópria durante o vestibular deste ano.
Artigos relacionados
Na província de Fukuoka, um candidato foi flagrado usando seu smartphone durante a prova de matemática. Após investigação, um inspetor descobriu aproximadamente 200 fotos, incluindo questões de prova de diversas disciplinas.
O candidato explicou que havia “enviado as questões para um colega mais novo que conheceu online depois da prova”, mas nenhuma evidência de transmissão externa foi encontrada no smartphone.
As universidades onde os exames foram realizados consultaram a polícia devido à suspeita de vazamento das questões para terceiros durante a prova, comprometendo assim a imparcialidade do exame.
Outros casos de fraude confirmados incluem duas pessoas das províncias de Chiba e Miyagi que foram flagradas usando pesquisas na internet e calculadoras em seus smartphones. Outro caso foi na província de Gifu, de cola, pois o candidato copiou a folha de respostas de um colega sentado perto.
Três pessoas de Tóquio foram flagradas copiando questões da prova e usando uma régua proibida.
Os resultados do vestibular unificado serão divulgados em 21 deste mês e as inscrições para as universidades públicas começarão a partir de 26.
Fonte: NHK







