Açúcar elevado no sangue aumenta risco de cáries, revela estudo no Japão
Pesquisadores da Universidade de Osaka descobriram que níveis elevados de açúcar no sangue aumentam o risco de cáries, pois açúcares são transferidos para a saliva, alterando a flora bucal.

Níveis de açúcar no sangue afetam diretamente as cáries (ilustrativa/banco de imagens)
Pesquisadores da Universidade de Osaka revelaram que níveis elevados e persistentes de açúcar no sangue, causados por diabetes e outros fatores, “aumentam significativamente o risco de cáries”, uma vez que os açúcares presentes no sangue são transferidos para a saliva.
A equipe de pesquisa, liderada pelo professor Akito Sakanaka, investigou aproximadamente 60 indivíduos, entre diabéticos e não diabéticos, para compreender a influência do açúcar no sangue na saúde bucal.
Para isso, coletaram a saliva glandular dos participantes – aquela recém-secretada pelas glândulas salivares – a fim de analisar a movimentação de açúcares e metabólitos derivados do sangue.
Artigos relacionados
O impacto no microbioma oral
Os resultados demonstraram que indivíduos com níveis mais altos de açúcar no sangue apresentavam maior transferência de glicose e frutose do sangue para a saliva, resultando em maior incidência de cáries e placa dentária.
Além disso, a análise da placa dentária revelou um “aumento nas bactérias que causam cáries” e uma “diminuição naquelas que contribuem para a manutenção da saúde bucal”.
O microbioma oral, ou flora bucal, também se mostrou mais propenso a decompor o açúcar e produzir ácido, facilitando ainda mais o processo de deterioração dos dentes.
Controle glicêmico como prevenção
Um achado notável foi que, em pacientes diabéticos hospitalizados com controle eficaz do açúcar no sangue, houve uma “redução nos níveis de açúcar na saliva” e uma “melhora no equilíbrio bacteriano da boca”.
Isso se manifestou pela diminuição de bactérias associadas à cárie e pelo aumento daquelas que promovem uma melhor saúde bucal.
Este resultado foi alcançado “sem a necessidade de tratamento dentário”, sugerindo que uma gestão eficiente do açúcar no sangue é um fator crucial para a saúde oral.
Próximos passos da investigação
“Descobrimos que os níveis de açúcar no sangue afetam diretamente as cáries”, afirmou Akito Sakanaka.
“Nosso próximo passo é investigar a quantidade de açúcar fornecida pela saliva e seus efeitos em pessoas saudáveis”. O estudo foi publicado no final do ano passado no renomado periódico internacional “Microbiome”.
Fonte: JT







