Alerta de saúde: sarampo detectado em viajante e paciente de hospital em Tóquio
Uma mulher em Tóquio visitou um hospital múltiplas vezes em janeiro antes de ser diagnosticada com sarampo em fevereiro. Outro caso envolve um homem que viajou entre a capital e Hokkaido.

Autoridades japonesas em alerta após confirmação de casos de sarampo em Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)
As autoridades japonesas estão em alerta após a confirmação de casos de sarampo, envolvendo uma mulher em Tóquio com diagnóstico tardio e um homem que viajou de avião entre os aeroportos de Haneda e de New Chitose (Hokkaido), levantando preocupações sobre a disseminação da doença.
Em um dos casos, uma mulher, na faixa dos 20 anos, com sarampo, visitou o Den-en-Chofu Central Hospital, no distrito de Ota (Tóquio), múltiplas vezes em janeiro. No entanto, ela só foi diagnosticada com a doença em sua visita no dia 2 de fevereiro.
A mulher fez sua primeira visita ao hospital no dia 25 de janeiro, apresentando febre e uma erupção cutânea que havia surgido quatro dias antes. Ela também retornou ao hospital nos dias 26, 27 e 30 de janeiro, mas o sarampo não foi diagnosticado nessas visitas iniciais.
Artigos relacionados
Diagnóstico tardio e monitoramento
No dia 2 de fevereiro, ela voltou ao hospital devido ao agravamento dos sintomas, incluindo uma erupção cutânea que havia se espalhado por todo o corpo, e finalmente recebeu o diagnóstico de sarampo. Ela usava máscara durante suas visitas ao hospital.
O Governo Metropolitano de Tóquio solicita que qualquer pessoa que tenha visitado o mesmo hospital e esteja se sentindo mal procure atendimento médico e siga as instruções da instituição.
Riscos de disseminação em voos domésticos
Paralelamente, um homem, na faixa dos 30 anos, com sarampo, pode ter entrado em contato com um grande número de pessoas enquanto viajava entre Tóquio e Hokkaido.
O homem viajou entre o Aeroporto de Haneda (Tóquio) e o Aeroporto de New Chitose (Hokkaido) em aviões operados pela Skymark Airlines e All Nippon Airways no final de janeiro, conforme informou o governo metropolitano de Tóquio na segunda-feira.
Ele embarcou no voo 965 da Skymark, de Haneda para New Chitose, na manhã do dia 26 de janeiro, e no voo 64 da ANA, de New Chitose para Haneda, na tarde do dia 28 de janeiro. O homem, que esteve na Coreia do Sul em meados de janeiro, desenvolveu febre no dia 24 de janeiro.
Fonte: JN







