Atualizações na rede de observação da Nankai Trough podem atrasar a emissão de alertas sísmicos
Embora o alerta de terremoto ou tsunami seja acionado no caso de uma ocorrência, poderá ter um atraso de 12 segundos, por conta de atualizações no sistema.

Foto cedida pela AMJ para a NHK
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) irá realizar atualizações em seus equipamentos de rede de observação de terremotos e tsunamis no fundo do mar ao longo da Nankai Trough ou Fossa de Nankai, informou no domingo (8).
Por aproximadamente um mês, a partir de segunda-feira (9), a emissão de alertas sísmicos poderá sofrer um atraso de até 12 segundos em caso de terremoto na costa das províncias de Shizuoka e Mie.
Para detectar rapidamente terremotos e tsunamis que ocorrem na Nankai Trough, a AMJ instalou um total de oito sismógrafos e monitores de tsunami no fundo do mar, desde Omaezaki, na província de Shizuoka, até a Península de Shima, na província de Mie.
Artigos relacionados
Devido às atualizações nos equipamentos que fornecem energia elétrica a este sistema de observação, as informações instantâneas de eventos sísmicos serão emitidas com um atraso por aproximadamente um mês.
Mas, informa que esse procedimento não afetará a emissão de alertas de tsunami imediatamente após o terremoto, só demandará um pouco mais de tempo do que o habitual.
Fonte: NHK






