Bolsa do Japão nas alturas: novo recorde pela vitória esmagadora do PLD
| Economia
A bolsa do Japão reagiu conforme as expectativas caso o PLD saísse vitorioso nas eleições e renovou o recorde, chegando à faixa dos 57 mil ienes.

Painel da Bolsa de Tóquio na manhã de segunda-feira (NHK)
Como se previa, caso o Partido Liberal Democrático (PLD) obtivesse vitória nas eleições à Câmara dos Representantes, o índice Nikkei disparou na Bolsa de Valores de Tóquio na segunda-feira (9).
Chegou ao patamar dos 57,3 mil ienes, superando 3 mil ienes do fechamento da sexta-feira (6). Ultrapassou a marca de 55 mil ienes pela primeira vez na história do Japão e, em seguida, subiu ainda mais, chegando à faixa dos 57 mil ienes.
A alta recorde ocorreu em meio a ampla especulação de que a vitória esmagadora do PLD impulsionará a política fiscal proativa da primeira-ministra Sanae Takaichi.
Artigos relacionados
O resultado final das urnas mostrou que o PLD conquistou 316 cadeiras na Câmara dos Representantes, aumentando seu total em 120 em comparação ao período anterior às eleições.
As compras são generalizadas em uma ampla gama de ações, particularmente aquelas relacionadas à inteligência artificial (IA) e semicondutores.
A taxa de câmbio do iene em relação ao dólar no mercado cambial de Tóquio também se desvalorizou ligeiramente desde o final da semana passada, sendo negociada em torno de ¥157, impulsionando ações ligadas à exportação do Japão, como as do setor automotivo.
Fontes: NHK e FNN





