Ex-contratado do Google do Japão é preso por enviar e-mails difamatórios
| Crime
Um ex-contratado do Google do Japão, via agência de RH, teria enviado e-mails com conteúdos falsos a uma centena de parceiros comerciais, prejudicando a empresa.

Suspeito preso (FNN)
Na segunda-feira (2), soube-se que um ex-contratado do Google do Japão, via agência de recursos humanos (RH), 石橋弘行, japonês, de 33 anos, residente em Tóquio, foi preso sob suspeita de prejudicar as atividades da empresa ao enviar e-mails falsos e difamatórios a parceiros comerciais.
Segundo o Departamento de Polícia Metropolitana, entre maio e junho de 2025, teria enviado e-mails e outras mensagens para mais de 100 parceiros comerciais, mencionando nomes de funcionários de alto escalão e alegando falsamente assédio e outras condutas impróprias, prejudicando assim suas operações comerciais.
Ele trabalhou como contratado via agência de RH desde setembro de 2023, mas não conseguiu ser aprovado para ocupar uma vaga efetiva em agosto do ano passado. Seu contrato foi rescindido em março.
Artigos relacionados
Invasão de propriedade do Google
No mês passado, o japonês foi preso sob suspeita de invasão de propriedade após entrar em uma sala de conferências frequentada por funcionários de alto escalão da empresa em janeiro do ano passado.

Sede japonesa (NHK)
O Departamento de Polícia Metropolitana realizou uma busca no local e encontrou o texto dos e-mails e dados sobre os executivos da empresa nos computadores apreendidos.
O Departamento de Polícia Metropolitana acredita que a motivação para esse tipo de ato ilícito pode ter sido em vingança por não ter conseguido uma vaga efetiva e está investigando os detalhes.
“Não me lembro de ter enviado os e-mails”, declarou o suspeito, negando.
“Fomos notificados pela polícia de que um suspeito foi preso em conexão com um caso sobre o qual já havíamos consultado anteriormente. A investigação policial ainda está em andamento e continuaremos a cooperar plenamente”, declarou um porta-voz do Google do Japão.
Fontes: NHK e FNN







