Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mais de 70% dos estudantes colegiais do Japão têm ‘vista fraca’

| Sociedade

Número recorde de estudantes com ‘vista fraca’ ou astenopia: mais de 70% são alunos do colegial. Entenda e saiba o que fazer.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
vista fraca

Foto ilustrativa (PM)

Segundo o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), o número de estudantes com “vista fraca” ou acuidade visual abaixo de 1.0 continua aumentando

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A faixa etária mais preocupante é a dos adolescentes colegiais, representando 70% do total, o maior índice já registrado.

Para compreender o desenvolvimento e a saúde das crianças e adolescentes, o MEXT realiza análises com base nos resultados dos exames de saúde realizados nas escolas. Neste ano fiscal (2025), a pesquisa abrangeu aproximadamente 3,1 milhões de crianças de 5 a 17 anos em todo o país.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Os resultados mostraram que a proporção de alunos com acuidade visual sem correção (capacidade do olho de identificar detalhes e formas de objetos a uma determinada distância) abaixo de 1,0, considerada um fator que afeta a vida escolar, foi de:

  • 36% para alunos do primário
  • 59,3% para alunos do ginásio
  • 71,5% para alunos do colegial, o maior índice desde o início da pesquisa em 1979

Em uma comparação com uma década atrás, esses percentuais aumentaram em mais de 5 pontos para alunos do primário e ginásio. Mas para os alunos do colegial o aumento foi de 7 pontos percentuais, indicando aumento da “vista fraca”.

O que fazer

Em relação à “vista fraca” dos estudantes, o MEXT avaliou: “O aumento do tempo de estudo e o uso de tablets são considerados fatores contribuintes. Gostaríamos de incentivar as crianças a adotarem medidas como melhorar a postura e manter os olhos a pelo menos 30 centímetros da tela“.

A “vista fraca”ou fadiga ocular em adolescentes (astenopia) é causada pelo uso intenso de smartphones e computadores. Causa sintomas idênticos à presbiopia (visão turva, dor de cabeça). 

Os sintomas incluem dificuldade para ler, dor de cabeça e fadiga ocular. O tratamento envolve exercícios oculares e pausa de tela, ou uso de óculos/lentes de contato.

Tirando a “vista fraca”, as cáries e a dermatite atópica 

Além disso, as taxas de cárie dentária estão em declínio, com índices de 19,4% em jardins de infância e 30,8% em escolas primárias.

As taxas de dermatite atópica permanecem altas, com índices de 3,2% em escolas primárias e um recorde de 3% em escolas ginasiais.

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo