Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Navios pesqueiros: o da Rússia pede ajuda e o da China é apreendido no Japão

| Sociedade

No mesmo dia um navio pesqueiro russo pediu ajuda pelo incêndio. Em outro local, um navio pesqueiro chinês foi apreendido e o capitão preso.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
pesqueiro

Imagem ilustrativa (IA)

Por volta das 18h35 de quinta-feira (12), a tripulação do navio pesqueiro russo Arina solicitou resgate ao Centro de Comando de Operações da Guarda Costeira do Japão, no Mar do Japão, a aproximadamente 145 quilômetros a sudoeste do Cabo Noshappu, na cidade de Wakkanai (Hokkaido).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

“Um incêndio começou no convés de popa, a aproximadamente 145 quilômetros a oeste-sudoeste do Cabo Noshappu. Os esforços de combate ao incêndio estão em andamento.

O navio ainda consegue navegar e está seguindo para leste. Nenhum tripulante ficou ferido”, disse a tripulação.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Segundo a Guarda Costeira, foram enviados navios-patrulha e aeronaves para o socorro e para investigação do incidente.

Prisão do capitão e apreensão do navio pesqueiro em outro local

De acordo com o Escritório de Coordenação de Pesca de Kyushu da Agência de Pesca, na quinta-feira, uma embarcação de patrulha da Agência avistou um navio pesqueiro chinês navegando na zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão, a aproximadamente 165 quilômetros a sudoeste da Ilha Mejima, na cidade de Goto (Nagasaki).

Após a embarcação fugir sem cumprir a ordem de parada para inspeção, a Agência de Pesca apreendeu o navio e prendeu o capitão chinês, de 47 anos, no local, sob suspeita de violação da Lei de Soberania da Pesca.

A embarcação era um “navio de pesca com rede de arrasto” com alta capacidade de pesca de cavala, carapau e outros peixes. Segundo relatos, havia 11 pessoas a bordo, incluindo o capitão, no momento da apreensão.

A Agência de Pesca está investigando a possibilidade de a embarcação ter entrado na ZEE do Japão com a intenção de praticar pesca ilegal.

Este ano foi a primeira apreensão de embarcação estrangeira na ZEE. Também foi a primeira vez que se apreende uma embarcação pesqueira chinesa desde 2022.

Fontes: FNN e NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo