Primeiros motoristas de caminhão estrangeiros da Yamato são vietnamitas
Os motoristas vietnamitas que passarão a dirigir caminhões de porte médio têm proficiência no idioma japonês, nível 4, além de experiências no Japão.

Foto ilustrativa (PM)
A Yamato Holdings contratou três cidadãos vietnamitas como candidatos a motoristas de caminhão de porte médio. São os primeiros motoristas estrangeiros do grupo com status de “habilidades específicas”.
Após o treinamento para aprendizado das regras de trânsito e estilo de vida do Japão, incluindo acompanhar motoristas japoneses em seus caminhões para auxiliá-los, pretende-se colocá-los para dirigir caminhões de porte médio, para transporte entre empresas, em junho de 2026.
Contratação dos vietnamitas via subsidiária
A subsidiária da Yamato Holdings, Nakano Shokai, foi a empresa que contratou os três cidadãos vietnamitas, na faixa dos 20 e 30 anos.
Artigos relacionados
A idade média dos motoristas de caminhões pesados no Japão é de 50,9 anos, cerca de 6,8 anos acima da média do setor, o que representa um desafio futuro de escassez de capacidade de transporte para a indústria logística.
Em 2024, o governo adicionou o “setor de transporte de veículos” à categoria de “Trabalhadores Qualificados Específicos 1”, possibilitando a contratação de motoristas estrangeiros que possam contribuir imediatamente para o setor.
Enquanto isso, para utilizar o Sistema de Trabalhadores Qualificados Específicos, as empresas de logística devem não apenas contratar e treinar pessoal com habilidades de direção e proficiência em japonês, mas também estabelecer um sistema de apoio para ajudá-los a se integrar à comunidade local após sua chegada ao Japão.
A Nakano Shokai, que se juntou ao Grupo Yamato em dezembro de 2024, tem como objetivo criar um ambiente de trabalho onde funcionários de diferentes nacionalidades possam prosperar e crescer.
Até o momento, a empresa contratou estrangeiros de 11 países, incluindo Coreia, Filipinas e Vietnã, com aproximadamente 40 pessoas trabalhando atualmente como funcionários de armazém e em cargos de gestão.
Os motoristas vietnamitas selecionados têm proficiência em japonês de nível 4 do Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT), carteira de motorista japonesa e experiência de trabalho no Japão.
Fonte: Best Car







