Rússia bloqueia WhatsApp da Meta, impactando milhões de usuários
As autoridades russas removeram o WhatsApp da Meta de seu diretório online, afetando mais de 100 milhões de usuários. A medida segue restrições anteriores a serviços de mensagens.

Rússia restringe WhatsApp e promove app estatal MAX (banco de imagens)
As autoridades russas removeram o serviço de mensagens WhatsApp, de propriedade da Meta Platforms, de um diretório online gerido pelo regulador da internet do país.
A medida, reportada pelo Financial Times na quarta-feira (11), afeta uma base de pelo menos 100 milhões de usuários no país até recentemente.
Esta ação segue um histórico de restrições. No ano passado, a Rússia já havia começado a limitar algumas chamadas no WhatsApp e também no Telegram, outro serviço similar.
Artigos relacionados
As plataformas estrangeiras foram acusadas de se recusar a compartilhar informações com as autoridades em casos de fraude e terrorismo.
Em um comunicado ao jornal, o WhatsApp declarou: “Hoje, o governo russo tentou bloquear completamente o WhatsApp em um esforço para direcionar os usuários a um aplicativo de vigilância estatal”.
Paralelamente, as autoridades russas estão promovendo um aplicativo rival apoiado pelo estado, chamado MAX.
Críticos alegam que este aplicativo poderia ser usado para rastrear usuários, acusações que a mídia estatal russa tem veementemente negado, classificando-as como falsas.
Fonte: ST







