Trump anuncia visita da primeira-ministra Sanae Takaichi à Casa Branca
A primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi visitará a Casa Branca em 19 de março, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump, que a elogiou como uma líder forte.

Trump recebe a primeira-ministra japonesa Takaichi (Wikimedia)
A primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi visitará a Casa Branca em 19 de março.
O anúncio foi feito na quinta-feira (5) pelo presidente Donald Trump, que aproveitou a ocasião para elogiar a primeira mulher líder do país asiático, antecipando as eleições antecipadas de fim de semana nas quais ela é amplamente esperada para vencer.
Em uma publicação na rede social Truth Social, o presidente Trump afirmou que Takaichi “já provou ser uma líder forte, poderosa e sábia, e alguém que realmente ama seu país”, ao anunciar sua visita no próximo mês.
Artigos relacionados
Aliança e cooperação bilateral
Ele também ofereceu seu “apoio completo e total”, adicionando que “a primeira-ministra Takaichi é alguém que merece um reconhecimento poderoso pelo trabalho que ela e sua coalizão estão fazendo”.
Os Estados Unidos e o Japão têm trabalhado para fechar um acordo “muito substancial” sobre comércio, além de colaborar em questões de segurança nacional, conforme destacou Trump.
Sanae Takaichi, de 64 anos, que em sua juventude foi baterista de heavy metal e admiradora de Margaret Thatcher, tornou-se a quinta primeira-ministra do Japão em cinco anos, assumindo o cargo em outubro.
Desafios políticos e apoio popular
Ela herdou um Partido Liberal Democrata (PLD) em declínio, abandonado em massa pelos eleitores, em parte devido à inflação e a um recente escândalo de fundos.
Apesar de suas políticas ultraconservadoras, Takaichi ostenta um apoio esmagador entre os jovens, em um país onde a política tem sido tradicionalmente determinada pelo voto da população idosa.
As pesquisas apontam para uma vitória retumbante dos conservadores de Takaichi nas eleições de domingo, após um início de mandato promissor.
Fonte: JT







