Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Trump diz que está direcionando o Pentágono a liberar arquivos sobre OVNIs e vida extraterrestre

| Notícias do Mundo

Trump instruiu o Pentágono a desclassificar arquivos sobre OVNIs e vida extraterrestre, reacendendo o debate público e a curiosidade sobre fenômenos aéreos não identificados.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Imagem gerada automaticamente

Trump instrui liberação de arquivos sobre fenômenos aéreos não identificados (ilustrativa/banco de imagens)

O presidente dos EUA, Donald Trump, na quinta-feira (19), instruiu sua administração a liberar arquivos sobre OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) e qualquer informação relacionada a “vida alienígena e extraterrestre”.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A ordem, divulgada em uma postagem no Truth Social, direciona o secretário de Defesa Pete Hegseth e outros chefes de agências a “iniciar o processo de identificação e liberação” de todos os arquivos relevantes.

Trump também exigiu a divulgação de “qualquer e toda outra informação conectada a esses assuntos altamente complexos, mas extremamente interessantes e importantes”. A medida reacende décadas de fascínio público e inúmeras teorias sobre o tema.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Não está claro quais arquivos sobre OVNIs poderão ser liberados ou qual informação eles podem conter. O Pentágono tem monitorado relatos do que chama de Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs) por décadas.

No entanto, um relatório militar de 2024 afirmou que não há evidências de que qualquer investigação governamental sobre UAPs tenha confirmado a existência de vida extraterrestre.

O embate político sobre o tema

O anúncio de Trump ocorre dias após um de seus antecessores, o ex-presidente Barack Obama, gerar repercussão ao declarar a um podcaster que alienígenas são reais.

Obama posteriormente esclareceu que nunca viu evidências de contato entre humanos e vida extraterrestre durante seu tempo na Casa Branca, e que sua crença na vida extraterrestre se baseia principalmente na probabilidade estatística, dada a vastidão do universo.

Questionado na quinta-feira sobre os comentários de Obama, Trump disse a repórteres que não tem certeza se alienígenas existem, mas acrescentou que o ex-presidente “cometeu um grande erro” e “divulgou informações classificadas“. ‘Posso tirá-lo de encrenca desclassificando’, ironizou Trump.

O interesse público em UAPs tem crescido nos últimos anos. Pilotos e militares relataram centenas de objetos inexplicáveis no céu, levando alguns legisladores a pressionar o Pentágono a investigar os fenômenos e determinar se representam uma ameaça à segurança ou à segurança nacional.

Investigações e conclusões técnicas

De acordo com o All-domain Anomaly Resolution Office (AARO) das forças armadas, um grande número de relatórios de UAP pode ser explicado por aves, balões, drones, satélites e outros fenômenos cotidianos. No entanto, muitos casos permanecem sem solução.

O AARO enfatizou em seu relatório de 2024 que, “até o momento, não descobriu nenhuma evidência de seres, atividades ou tecnologia extraterrestres”.

O escritório também observou que “não há indicação ou confirmação de que essas atividades sejam atribuíveis a adversários estrangeiros”.

Fonte: CBS News

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo