Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Venda sem receita de contraceptivo de emergência começa no Japão

| Sociedade

A venda sem receita de pílulas contraceptivas de emergência começa no Japão na segunda-feira. O objetivo é prevenir gestações indesejadas, com a pílula Norlevo sendo o produto inicial.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
pilula norlevo 2 fev 2026 destaque

No Japão, as pílulas contraceptivas de emergência eram tratadas como medicamentos éticos que exigiam receita médica (imagem ilustrativa/PM)

As vendas sem receita (OTC – Over The Counter) de uma pílula contraceptiva de emergência, com o objetivo de prevenir gestações indesejadas, estão programadas para começar no Japão nesta segunda-feira (2).

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A pílula do dia seguinte Norlevo da Daiichi Sankyo Healthcare, tem um preço de varejo sugerido de ¥7.480 (cerca de US$48) por comprimido.

Tomar um comprimido dentro de 72 horas após a relação sexual pode prevenir a gravidez com uma probabilidade de cerca de 80%.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No Japão, as pílulas contraceptivas de emergência eram tratadas como medicamentos éticos que exigiam receita médica.

No entanto, como seus efeitos diminuem com o passar do tempo após a relação sexual, os apelos por vendas sem receita têm sido fortes.

O Ministério da Saúde aprovou as vendas sem receita do Norlevo em outubro passado.

Regras de compra e preparação das farmácias

Apenas aquelas que tomam o medicamento podem comprá-lo em drogarias e farmácias. A pílula deve ser tomada na presença de um farmacêutico treinado que fornece uma explicação a que usa. Não há limite de idade para o uso do Norlevo, e o consentimento dos pais não é exigido.

Uma lista de lojas que vendem Norlevo está publicada no site do ministério. No entanto, algumas delas podem adiar as vendas até estarem totalmente preparadas.

Na grande operadora de drogarias Welcia Yakkyoku, quase todos os cerca de 7,2 mil farmacêuticos concluíram o treinamento necessário.

Embora a empresa planeje, eventualmente, disponibilizar o Norlevo em todas as seus cerca 2 mil estabelecimentos que oferecem serviços de dispensação, cerca de 70% dos estabelecimentos lidarão com a pílula no início.

Privacidade, apoio e próximos passos

A Welcia oferece serviços de consulta em espaços separados para proteger a privacidade das pessoas que compram Norlevo. Os farmacêuticos se comunicam com as clientes usando uma lista de verificação preparada pela Daiichi Sankyo Healthcare.

A lista de verificação inclui uma pergunta que indaga às compradoras se elas gostariam de consultar outra pessoa, e os farmacêuticos encaminharão possíveis casos de crimes sexuais e abuso para hospitais e centros de apoio a vítimas.

A Sugi Holdings planeja oferecer o Norlevo em suas drogarias da marca Sugi Yakkyoku, mas as vendas provavelmente não começarão na segunda-feira.

“Como é a primeira pílula contraceptiva de emergência (que pode ser comprada sem receita no Japão), estamos fazendo os preparativos com cuidado”, disse um funcionário de relações públicas.

Fonte: JT

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo