Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 18°C 5°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 159.734
Mundo

Defesa japonesa busca drones da Ucrânia em meio a tensões globais

O governo japonês considera adquirir drones de ataque da Ucrânia, aproveitando a experiência de combate do país contra a Rússia para reforçar suas capacidades de defesa.

NP

Notícias Portal Mie

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Ucrânia pode fornecer drones de ataque ao Japão
Ucrânia pode fornecer drones de ataque ao Japão (imagem ilustrativa/PM)

O governo japonês está considerando a introdução de drones de ataque fabricados na Ucrânia para fortalecer suas capacidades de defesa.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

A decisão se baseia na vasta experiência de combate do país do leste europeu contra a agressão militar russa, conforme fontes familiarizadas com o assunto revelaram no sábado (14).

Para facilitar essa movimentação, uma das opções em estudo é a assinatura de um acordo bilateral de transferência de armas, que visa garantir segredos.

O interesse mútuo e o cenário internacional

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demonstrou grande interesse em trocar a tecnologia de defesa de seu país por armas fornecidas pelo Japão, que atualmente restringe a transferência de armamentos sob sua Constituição que renuncia à guerra.

A ideia surgiu após a Ucrânia sondar o Japão sobre essa possibilidade, segundo uma fonte diplomática.

Embora a compra de drones de Israel também fosse uma opção, o governo japonês aparentemente acredita que a aquisição de veículos aéreos não tripulados da Ucrânia seria menos controversa. Essa percepção surge em meio à ampla crítica internacional às ações militares israelenses na Faixa de Gaza.

Recomendadas para você

Eficácia em campo e investimento em defesa

Os drones ucranianos são reconhecidos por suas capacidades de longo alcance e resistência a interferências.

Uma fonte do Ministério da Defesa do Japão destacou que, “enquanto o Japão tem pouca experiência em drones, a Ucrânia aprimorou repetidamente os seus em um curto período, com base na experiência real em campo de batalha, tornando-os altamente capazes”.

No projeto de orçamento para o ano fiscal de 2026, com início em abril, o Ministério da Defesa destinou 277,3 bilhões de ienes para o reforço da defesa por meio de ativos não tripulados.

Isso inclui o estabelecimento do programa “Synchronized, Hybrid, Integrated and Enhanced Littoral Defense”, ou SHIELD, que visa repelir ataques inimigos em ilhas remotas. O plano prevê a aquisição de um grande número de drones, tanto para ataque quanto para vigilância.

Fonte: JT

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia
Seguidores
10.672

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.