Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 19°C 2°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 158.423
Mundo

Expansão militar japonesa: Coreia do Norte vê ‘grave desafio’ à paz global

A Coreia do Norte condenou a iniciativa do Japão de expandir a exportação de armas letais, classificando-a como um 'grave desafio' à paz e estabilidade mundiais.

NP

Notícias Portal Mie

⏱ 2min de leitura
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Coreia do Norte critica expansão de exportação de armas do Japão
Coreia do Norte critica expansão de exportação de armas do Japão (imagem ilustrativa/PM)

A Coreia do Norte denunciou na sexta-feira (20) a iniciativa do Japão de expandir suas exportações de armas letais, classificando-a como um “grave desafio” à paz e estabilidade mundiais.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

Segundo a Korean Central News Agency (KCNA), tal medida “definitivamente levaria a uma séria corrida armamentista entre os países vizinhos, escalaria uma crise geopolítica e debilitaria ainda mais a situação de segurança global”.

No mês passado, um painel do governista Partido Liberal Democrata (PLD) aprovou uma proposta e a submeteu ao governo para flexibilizar as restrições à exportação de equipamentos de defesa. Este é um passo significativo em direção à suspensão das proibições sobre a exportação de armas letais.

Atualmente, as exportações de armas do Japão são limitadas a cinco categorias, incluindo reconhecimento, vigilância e varredura de minas.

Mudanças na legislação de defesa e interesses industriais

No entanto, a proposta visa uma mudança para um sistema de duas categorias – armas letais e não letais – permitindo a transferência de armamentos letais para países que possuem acordos de defesa com o Japão.

Recomendadas para você

A KCNA argumentou que a indústria bélica do Japão se expandiu o suficiente para exigir novos canais de venda, acusando o país de buscar impulsionar as exportações para atender a uma crescente demanda por esses canais.

A agência de notícias acusou ainda o Japão de acelerar o militarismo, transformando sua economia baseada em “uma massiva indústria de armas”, com uma “agenda oculta” de criar condições favoráveis para a “reinvasão da Coreia”.

Fonte: Yonhap

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia
Seguidores
10.764

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.