O presidente da JA-Zenchu (Federação Nacional de Associações Cooperativas Agrícolas), Yoshito Shinno, expressou preocupação com a agricultura nacional devido ao impacto da situação no Irã, afirmando que isso pode levar ao aumento dos custos de produção e à queda no volume produzido.
Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (9), o presidente da JA-Zenchu declarou: “Se a situação [no Irã] piorar ainda mais ou se prolongar, há preocupações com o aumento dos custos de produção e a escassez de combustível e insumos agrícolas.
Do ponto de vista de nossa responsabilidade em garantir o fornecimento estável de produtos agrícolas e pecuários aos consumidores, estamos extremamente preocupados com a possibilidade de isso levar a uma queda no volume de produção“.
Se isso ocorrer, os preços ao consumidor final deverão subir.
Ambiente rigoroso para os agricultores
O presidente é da província de Nagano e expressou sua preocupação dizendo: “Em Nagano, as cerejeiras, pereiras e ameixeiras estão em plena floração, e os pessegueiros começaram a florescer.
A temporada agrícola começou oficialmente, mas, ao contrário da paisagem primaveril, o ambiente que cerca a agricultura é rigoroso“.
Em relação aos preços do arroz, ele reconheceu que os altos preços recentes levaram alguns consumidores a adiar as compras e disse: “Nenhum produtor acha que preços mais altos são melhores.
Queremos que os consumidores comam nosso arroz, mas também queremos que o preço seja tal que não diminua a vontade de plantar novamente no ano que vem”.
Escassez de insumos afeta a agricultura
Ele então revelou que a JA-Zenchu está realizando uma pesquisa com aproximadamente 490 cooperativas em todo o país, do início até meados do mês, para entender o impacto na agricultura.
A pesquisa irá apurar a escassez de combustível e insumos agrícolas necessários para operar máquinas agrícolas, e os resultados serão compilados ainda este mês. Os resultados serão utilizados para fazer solicitações ao governo e para fornecer apoio aos produtores.
Fontes: JA e NHK 


