Saiba o que é e como obter o benefício para assegurar a moradia, no caso do aluguel atrasado

O Japão tem um outro benefício, o de assegurar a moradia caso esteja com o pagamento do aluguel em atraso. Veja como funciona e onde requisitar.

Hinode Danchi, em Utsunomiya (Wikipedia)

Chamado de 住居確保給付金, lê-se jukyo kakuho kyufukin, o benefício para assegurar a habitação, na tradução livre, pode ser obtido caso esteja com aluguel em atraso, com condições.

Publicidade

Faz parte do Sistema de Apoio à Independência dos Indivíduos e diante dos efeitos da disseminação do novo coronavírus o MHLW -Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar notificou as prefeituras, na segunda-feira (20), para iniciarem a abertura das consultas para as pessoas que estão passando por dificuldades. 

Como funciona esse benefício do aluguel

Por se tratar de benefício, o beneficiário não precisa devolver a quantia cedida pelo governo para o pagamento do aluguel, tendo como base 3 meses, podendo estender até 9.

Mas tem condições pois foi criado para socorrer os trabalhadores que perderam o emprego. Até março havia um limite de idade até 65 anos, mas foi abolido pois cada vez mais os idosos continuam trabalhando.

Verifique se enquadra

Em meio a essa disseminação muitas pessoas perderam o emprego, tiveram contrato não renovado ou estão fazendo jornada bem reduzida, portanto, com queda de renda. Serve também para os freelancers que deixaram de trabalhar por cancelamento dos projetos.

Outro fator a ser analisado é a atual renda da família. No caso de Tóquio, como exemplo, se a renda é de 138 mil para solteiro, 194 mil para 2 pessoas ou 241 mil ienes para família de 3, e os valores do aluguel mensal são de até 53.700, 64 mil e 69.800, respectivamente. De acordo com a cidade esses valores podem mudar.

Outros quesitos a serem avaliados são: antes dessa situação conseguia manter a família com renda estável e também se já foi ao Hello Work para procurar emprego, seja de período integral ou para cobrir os dias que fica parado pela redução.

Onde ir 

Caso se enquadre em todos esses pontos poderá ser considerado beneficiário.

Pegue o comprovante de que esteve na Hello Work procurando emprego, junte as faturas dos aluguéis, últimos contracheques e vá até o Órgão de Apoio à Independência do Indivíduo (自立相談支援機関, lê-se jiritsu soudan shien kikan) na prefeitura ou subprefeitura onde reside.

Caso não tenha esse órgão pode procurar pela Seção de Bem-Estar (福祉事務所, lê-se fukushi jimusho).

Para encontrar um mais próximo, toque aqui para abrir um arquivo em PDF, com lista em japonês, divulgado pelo governo.

Compartilhe esta informação com quem está precisando e #FiqueEmCasa nesse período de quarentena.

Fontes: MHLW, Asahi e Toyo Keizai 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Renovação da carta de habilitação suspensa em Tokai

Publicado em 22 de abril de 2020, em Sociedade

Da mesma forma que outras províncias as de Tokai também decidiram suspender a renovação da carteira de motorista.

Centro de Exames de Mie (CTV)

Seguindo as demais províncias do país, como Tóquio, a primeira a decidir suspender a partir de 15 deste mês, os centros de exame para carta de motorista de Aichi, Gifu e Mie também fazem o mesmo. 

Publicidade

A partir de quarta-feira (22) essas atividades nos centros estão paralisadas por causa da declaração de emergência diante da situação da propagação do novo coronavírus. O período de retorno ainda não foi decidido. Essa medida visa evitar aglomeração, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Somente para aquelas pessoas que precisam de qualquer jeito esse documento por causa do novo emprego, serão atendidas mas todos as demais atividades estão suspensas.

Para os motoristas que têm o prazo de vencimento do documento entre 20 deste mês até 31 de julho poderão entrar na página web da polícia de cada província para baixar o formulário de extensão por 3 meses, preencher e enviar pelo correio. Assim, poderá continuar dirigindo sem infringir a lei.

Toque sobre as palavras em vermelho para abrir os links (só em japonês).

Fontes: CTV e Polícia das Províncias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!