Empréstimo do governo para famílias e pessoas com dificuldade

Esse empréstimo é para socorrer famílias em situação financeira difícil, sem juros e sem fiador. Leia o guia completo!

Carteira vazia (PM)

Foi decidido em reunião de gabinete, na terça-feira (19), que o pedido de empréstimo emergencial do governo japonês para as famílias em dificuldades financeiras, poderá ser feito por uma das 2,1 mil agências dos Correios.

Publicidade

O programa Empréstimo Temporário do Fundo de Emergência (緊急小口資金, lê-se kinkyu koguchi shikin), implementado pelo Conselho da Previdência Social, concede um valor máximo de 200 mil ienes, para as pessoas com dificuldade financeira causada pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus. 

Esse empréstimo para as pessoas que tiveram o contrato de trabalho não renovado, foram demitidas ou estão com a atividade suspensa, pode ajudá-las a sair dessa situação até voltar à vida normal. 

Até o dia 9 deste mês 184 mil pessoas se beneficiaram do programa. Para ler as explicações do programa traduzidas para o português, pelo governo, toque aqui. Em japonês toque aqui e verá que tem em outros idiomas também.

Empréstimo: como se proceder 

Os Conselhos de Bem-Estar das cidades ou distritos estão recebendo a inscrição, o qual é encaminhado para o mesmo órgão da província para análise e aprovação. Sendo aprovado o valor é depositado na conta bancária indicada.

O beneficiário desse empréstimo não precisa de fiador e tampouco irá pagar juros. Só precisa reembolsar o valor total em 2 anos, no máximo.

Para verificar qual agência dos Correios é mais próxima da sua residência, toque aqui. Ao abrir a página precisa selecionar a província onde reside para ver a lista das agências. 

Documentos necessários

Para a aplicação são necessários o original do comprovante de residência obtido na prefeitura, caderneta ou cartão do banco e um documento para comprovar a identidade, que pode ser a carta de motorista, Zairyu Card ou passaporte. Também é preciso levar o inkan (carimbo pessoal que serve de assinatura). 

Deve preencher 4 formulários próprios, sempre com caneta de tinta preta. Caso queira levá-los preenchidos baixe-os tocando aqui. Também precisa preencher uma check list (toque aqui). Outro pode ser baixado tocando aqui. E o quarto formulário pode ser baixado por aqui.

Caso queira ler todas as explicações da página dos Correios toque aqui.

Há benefícios do governo, como o destinado aos estudantes, toque aqui. O outro é de 100 mil ienes (toque aqui).

Compartilhe esta informação com quem precisa.

Fontes: MHLW, Japan Post e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão: benefício de até ¥200 mil para estudantes

Publicado em 20 de maio de 2020, em Auxílios e subsídios

O governo japonês decidiu por mais um benefício para ajudar os estudantes em situação difícil por causa do coronavírus, para que não desistam da escola.

Cédula de 10 mil ienes (PM)

Na reunião de gabinete, na terça-feira (19), o governo decidiu implementar um novo benefício em dinheiro para estudantes que sofrem financeiramente por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Koichi Hagiuda, Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão informou que o alvo são estudantes e que esse benefício “é importante apoiá-los firmemente para que não desistam de seus estudos”.

Muitos deles, estimados em 430 mil pessoas, dependem do arubaito para bancar seus estudos. E a grande maioria deixou de trabalhar porque as empresas fecharam temporariamente, ficando sem renda. 

Estudantes alvo dos 100 e 200 mil ienes

Para quem teve queda nos rendimentos irá receber 100 mil e para as famílias de baixa renda que ajudam o filho a estudar receberão 200 mil ienes.

Esse benefício é destinado aos estudantes nas universidades públicas e privadas, incluindo os pós-graduandos. Também para estudantes em faculdades de curta duração, escolas e colégios técnicos. São alvo, inclusive, os estudantes que vieram ao Japão para estudar em faculdade ou curso técnico e também os que vieram de outros países para frequentar escola de língua japonesa.

O procedimento para obtenção desse benefício deve ser feito diretamente na escola onde está matriculado.

Grupo que lutou pelo benefício achou pouco

Como o benefício é de emergência o governo usará fundos de reserva para pagamento imediato e o montante total de apoio será de 53 bilhões de ienes.

Com relação ao apoio a alunos carentes, o MEXT aplicará o sistema iniciado em abril. O primeiro orçamento suplementar de 700 milhões de ienes será fornecido como subsídio às universidades que prestam apoio ao aluno, como redução e isenção de matrícula.

Em resposta a isso, um grupo de estudantes que luta pela redução das despesas escolares pela metade realizou uma coletiva de imprensa dizendo que “o apoio ao estudante avançou, mas é muito estreito”. Declarou que continuará buscando por mais.

Caso tenha filho ou parente matriculado em uma das instituições de ensino superior ou técnico leia o comunicado do MEXT tocando aqui.

Fontes: MEXT, FNN e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!