Como usar Wi-Fi na emergência e outras informações úteis

Além de deixar o smartphone ou tablet carregado antes da chegada do tufão e providenciar uma bateria extra, pode tomar outras medidas.

Smartphone e PC (Pixabay)

O smartphone é um dispositivo importante, não só para fazer chamadas ou trocar mensagens, mas também no caso em que é preciso ficar em alerta por causa da aproximação do tufão, por exemplo. 

Publicidade

Supondo que ocorram danos nas redes das operadoras de telefonia celular e que fique sem sinal do Wi-Fi ou fique fora da área de serviço. Ainda assim é possível conexão com a internet. Por isso, grave essa rede pública e gratuita na emergência: 00000JAPAN.

Para usá-la é muito fácil. Vá em Ajustes e selecione Wi-Fi. Coloque o Wi-Fi on e selecione 00000JAPAN. Não precisa de nome de usuário nem de senha. Este serviço é fornecido em conjunto pelas empresas de telecomunicações quando ocorre um desastre em larga escala.

Estando conectado na web poderá enviar e receber mensagens, bem como verificar informações importantes e relevantes. Veja quais e toque sobre a escrita em vermelho para abrir.

Para evitar de consumir bateria do smartphone

As dicas dos especialistas em um momento como o da passagem do tufão são:

  • Coloque o smartphone no Modo Avião (Ajustes) ou desative as notificações
  • Evite usar os apps desnecessariamente
  • Nos Ajustes vá para Tela e Brilho e reduza o brilho da tela o máximo que puder 

Além disso tenha anotado em um papel os principais números de telefone para contato e saiba onde tem um telefone público para usar quando necessário. É bom ter em mãos moedas de ¥10 e ¥100 caso precise ligar. 

Fontes: AMJ, NHK e WLan

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Hagibis: medidas preventivas no tráfego, supermercado e eventos

Publicado em 11 de outubro de 2019, em Sociedade

Por conta da aproximação do tufão grande e ‘violento’ empresas, companhias aéreas e de transporte, além dos gestores de eventos, tomam medidas.

Tufão de n.º 19 com curso em sentido a Tokai e depois Kanto (CTV)

O temido tufão Hagibis, o 19.º do ano, 10 vezes maior do que o de número 15 que causou danos em Chiba, poderá se aproximar de Tokai e atingir Kanto. Por isso, medidas preventivas estão sendo tomadas a todo momento.

Publicidade

A JAL-Japan Airlines informou na quinta-feira (10) que 90% dos seus voos, cerca de 320, tanto os de partida quanto de chegada, no sábado, nos aeroportos de Narita e Haneda serão cancelados.

A ANA-All Nippon Airways também informou que cancelou 406 voos que seriam operados nos 2 mesmos aeroportos.

Supermercados fechados

A rede Ito-Yokado informou no final da tarde de quinta-feira (10) que fechará 124 lojas da sua rede, de 8 províncias, para garantir a segurança de seus funcionários e clientes, no sábado. São as lojas de Tóquio, Kanagawa, Chiba, Saitama, Ibaraki, Shizuoka, Aichi e Gifu.

Shinkansei e Tomei  

O trecho entre os entroncamentos de Fuji a Shimizu da via expressa Tomei já está fechado desde as 20h de quinta-feira, na pista sentido Hamamatsu, por causa da elevação das ondas. A reabertura irá acontecer depois de observada segurança. 

A JR informou que a operação do shinkansen, do trecho Tóquio a Osaka terá operação controlada no sábado e domingo dependendo das condições do tufão. 

As linhas convencionais ainda não informaram com exatidão os procedimentos, mas em ampla área, deverão ter operação controlada ou suspensa.

Eventos cancelados

Além dos jogos da Copa do Mundo de Rugby, 6 partidas da J1 e J2 League também foram cancelados. 

Em Mie o Festival de Tsu que será realizado no sábado e domingo está com tudo pronto, no entanto, dependendo da intensidade do tufão poderá ser suspenso.

No Autódromo de Suzuka onde estão sendo realizados eventos da F1 por 4 dias, desde quinta-feira, poderá ter alteração no horário da corrida classificatória do sábado.

Em Nagoia onde seria realizado o Festival do Outono no Castelo foi confirmado o cancelamento no sábado. 

Fontes: NHK, CTV e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!