Mamografia sem dor e mais segura é desenvolvida por pesquisadores em Kobe

De acordo com estatísticas do governo, cerca de 14.000 mulheres morrem no Japão em decorrência de câncer de mama a cada ano.

Mulher durante mamografia padrão (ilustrativa/banco de imagens)

Uma equipe de pesquisa na Universidade de Kobe (Hyogo) desenvolveu uma técnica de mamografia usando micro-ondas que é menos dolorosa, mais segura e mais precisa do que o equipamento atual disponível.

Publicidade

A tecnologia também pode detectar pequenos tumores no seio. Um requerimento para aprovar seu uso como equipamento médico será apresentado junto ao governo após testes clínicos envolvendo várias centenas de indivíduos durante o próximo ano fiscal. Planos atuais pedem pela comercialização da tecnologia o mais brevemente a partir do outono de 2021.

De acordo com estatísticas do governo, cerca de 14.000 mulheres morrem no Japão em decorrência de câncer de mama a cada ano.

Os dois métodos principais para detectar câncer de mama são a mamografia e exames de ultrassom. Entretanto, as mamografias envolvem raio-X que emitem radiação. A técnica também é bem dolorosa porque a mama é prensada entre placas de metal durante o procedimento.

Enquanto não haja dor ou radiação envolvidos em exames de ultrassom, há diferenças na precisão dos resultados dependendo dos atributos físicos de cada paciente.

De acordo com Kenjiro Kimura, professor de química e matéria condensada na Universidade de Kobe que faz parte da equipe de pesquisa, a micro-onda difundida é muito fraca e cerca de um milésimo da potência daquela usada em telefones celulares. Uma antena que emite a micro-onda é movida sobre a superfície da mama.

As mamografias de raio-X também podem não perceber tumores, principalmente em mulheres jovens que têm tecido mamário denso. Isso é porque o tecido, assim como tumores, aparecem como áreas brancas nas imagens em uma mamografia.

Em contraste, a mamografia micro-onda produz uma imagem 3-D altamente precisa do tumor. Testes usando a nova tecnologia de micro-onda foram realizados em cerca de 300 pacientes com câncer de mama que passaram por mamografias de raio-X e exames de ultrassom. Tumores foram detectados em todas as pacientes.

(imagem divulgada pela equipe de pesquisa, via Asahi)

Em abril, o governo designou a tecnologia de mamografia micro-onda como assunto para aprovação antecipada sob um programa de verificação fast-track.

Uma desvantagem da tecnologia de micro-onda é que ela pode detectar apenas câncer de mama. Isso é porque micro-ondas podem passar pelo tecido gorduroso que é o principal componente dos seios, mas não através do músculo.

“No seio, um tumor reflete atrás da micro-onda como se fosse um espelho”, explicou Kimura. “Esse é o método ideal para usar na detecção de câncer de mama entre as mulheres”.

Equipes de pesquisa na Universidade de Shizuoka, na Universidade de Kansai e na Universidade de Hiroshima também estavam tentando desenvolver melhores técnicas de exames de mamografia usando micro-ondas.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem morre afogado após tentar salvar o filho de 6 anos

Publicado em 15 de setembro de 2019, em Sociedade

O filho perdeu o equilíbrio perto da beirada e caiu no rio e o pai pulou para salvá-lo. Entretanto, uma forte correnteza o levou.

O rio em Ehime onde Miyasato morreu afogado (ANN)

Um homem morreu afogado após ter pulado em um rio para tentar salvar seu filho de 6 anos que estava com dificuldades, em Kihoku (Ehime).

Publicidade

De acordo com a polícia, o incidente ocorreu por volta das 15h40 de sábado (14) no rio Hiromi. O jornal Sankei divulgou que o homem, Hideaki Miyasato de 33 anos, havia levado sua esposa e cinco filhos ao rio para uma tarde de lazer.

Quando o seu filho de 6 anos perdeu o equilíbrio perto da beirada e caiu no rio, Miyasato pulou para salvá-lo. Entretanto, uma forte correnteza o levou. Outro de seus filhos, de 12 anos, chamou o serviço de emergência.

Miyasato foi encontrado rio abaixo, boiando perto de uma comporta de concreto. Ele estava inconsciente e foi levado para o hospital onde morreu cerca de três horas depois.

O menino que havia caído no rio conseguiu voltar para a margem sozinho e não se feriu, disse a polícia.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!