Cuidados com ar-condicionado de casa e do carro durante pandemia

Com dias mais quentes é natural que ligue o ar-condicionado dentro de casa e também o do carro. Mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar a infecção.

Imagem ilustrativa de ar-condicionado gelado (Pixabay)

Durante a pandemia do novo coronavírus e com aumento da temperatura durante o dia é natural que as pessoas liguem o aparelho de ar-condicionado para refrescar o ambiente. 

Publicidade

No entanto, foi por causa disso que no verão ano passado houve um aumento repentino de casos de infecção da influenza em Okinawa. Com ambiente fechado o contágio ocorria através das gotículas. 

Para evitar que isso aconteça com o novo coronavírus é preciso tomar alguns cuidados, pois sem ligá-lo fica difícil e aumenta o risco de hipertermia, principalmente em idosos e crianças.

O primeiro é verificar se os filtros do aparelho estão limpos. Se foi usado no verão do ano passado e não passou por uma limpeza, convém fazê-lo, seja por si mesmo ou contratando uma pessoa especializada. 

Outro cuidado muito importante é manter o ambiente ventilado. Para isso, é preciso abrir porta e janela, de lados opostos ou duas janelas na diagonal, para criar um caminho para o vento. Pode fazer isso de tempos em tempos, desligando o ar-condicionado para circular e renovar o ar do ambiente. 

Se mora em um local pequeno, sem janelas, procure usar ventilador para circular esse ar, com as abas voltadas para fora. Assim, o ar circulará bem.  

Ventilador voltado para o lado de fora (PM)

Ar-condicionado do carro 

Da mesma forma que é preciso tomar cuidados com a desinfecção das maçanetas da porta de casa, de locais de uso comum e das compras, é recomendável fazer o mesmo com o carro. É importante higienizar a chave, a porta, o volante, os locais onde costuma tocar e os assentos para ficar livre do vírus.

Ar-condicionado do carro (Pixabay)

Mas, também é preciso prestar atenção ao ar-condicionado. Por isso, convém pedir para verificar se o filtro está limpo. Quando está sujo, com poeira e mofo, além do mau cheiro faz mal à saúde.

Ao dirigir recomenda-se usar máscara, principalmente com passageiros dentro do veículo. Mas se acha que incomoda, jamais toque a boca ou os olhos.

O carro com os vidros fechados cria um dos ambientes maléficos, que é a falta de circulação do ar. 

Uma das formas mais fáceis de resolver isso  é abrir um pouco os vidros, de tempos em tempos, mesmo com o ar-condicionado ligado. Porém, em dias de chuva isso pode ser danoso. 

Há outra forma. O ar-condicionado tem 2 modos: um de entrada do ar quente ou frio e outro de circulação. Por isso, procure escolher esse último, exceto para quando está atrás de um ônibus ou caminhão soltando fumaça, dentro do túnel ou quando passa por um local com mau cheiro.

Modo de circulação destacado em vermelho (PM)

Fontes: FNN, Best Car, Okinawa Times e MoTA

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores japoneses alertam ‘gatos são suscetíveis à infecção pelo coronavírus’

Publicado em 15 de maio de 2020, em Sociedade

Os pesquisadores recomendam cuidados com quem tem gatos em casa pois são suscetíveis à infecção e os já infectados podem contagiar seus donos.

Gato dormindo (Pexels)

Na quinta-feira (14) pesquisadores da Universidade de Tóquio informaram que os gatos são suscetíveis à infecção pelo novo coronavírus, por isso, alertam seus donos. 

Publicidade

Yoshihiro Kawaoka e seu grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência Médica da Universidade de Tóquio informaram que nos Estados Unidos também foram detectados vírus nos gatos além dos felinos do zoológico de Nova Iorque, como tigres e leões. 

Diante dessas constatações o grupo de pesquisa japonês realizou um experimento. Em uma gaiola com 3 gatos infectados pelo novo coronavírus introduziram mais 3 não contagiados. Após 3 a 6 dias os que foram colocados depois foram analisados e constatou-se que foram infectados. 

Esses resultados sugerem que o novo coronavírus é comum no trato respiratório dos gatos e que o contato pode espalhar facilmente a infecção entre eles.

O grupo de pesquisa alerta “como os gatos não apresentam sintomas claros, é possível que possam passar a infecção para os seres humanos sem que percebam. Por isso, evite deixar que seu bichano saia de casa”.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!