Gergelim: sua importância na culinária japonesa

Como um dos sabores mais importantes e componentes da culinária japonesa, o gergelim é muito saudável pode ser usado de muitas maneiras.

Gergelim preto e branco (PM)

O gergelim, um dos sabores mais importantes e componentes da culinária japonesa, pode ser usado de muitas maneiras.

Publicidade

Sementes, óleo e pasta de gergelim podem decorar, temperar e criar muitos pratos japoneses deliciosos.

Quando você pensa em alguns dos sabores mais distintos da culinária japonesa, o molho de soja imediatamente vem à mente, e o missô provavelmente vem em segundo.

Há outros, certamente, como matcha, azuki, dashi e yuzu, mas tão importante e geralmente despercebido é o gergelim, que é utilizado na cozinha japonesa de várias maneiras.

Diferentes tipos de sementes

O Japão consome mais gergelim do que qualquer outro país no mundo, mas não somente o tipo branco que é comumente visto sobre pães ou rosquinhas. Na verdade há 3 tipos, e todos eles são populares na culinária japonesa.

Gergelim branco

Esse é de longe o mais popular dos 3 tipos na culinária japonesa, e seu sabor também é o mais sutil. Ele é geralmente usado em molhos de saladas e como decoração em muitos pratos.

Gergelim preto

O sabor dessas pequenas sementes pretas é muito mais distinto. Você geralmente encontrará esse tipo em marinadas, como guarnição, ou amassado para fazer uma pasta saborosa. As pessoas também o usam para fazer várias sobremesas, biscoitos, sorvetes e outros doces.

Gergelim marrom

Essas sementes são primariamente usadas como componentes do furikake, um tempero feito com nori (folha de algas marinhas) e outros ingredientes. O principal uso do furikake é para temperar o arroz branco. Entretanto, as diferentes variantes do tempero podem acrescentar sabores distintos a muitos pratos.

Além disso, as sementes de gergelim pretas e marrons são torradas e amassadas e então misturadas com sal para fazer um condimento popular chamado goma shio (gomásio). Você pode usá-lo no lámen, mas também pode fazer deliciosos onigiris com ele.

A importância do gergelim no Japão

Sementes de gergelim foram cultivadas pela primeira vez na Índia há mais de 5 mil anos. Elas eventualmente se espalharam pelo Oriente Médio e territórios do leste asiático.

Elas também foram também a primeira safra a ser prensada para fazer óleo. Desde então, o óleo de gergelim de tornou a base para muitas receitas japonesas, acrescentando aroma e sabor distintos.

O gergelim também é muito saudável. Ele é rico em cálcio e magnésio, e também contém dois componentes importantes exclusivos ao gergelim: sesamol e sesamin.

Esses conservantes naturais ajudam a reduzir o risco de várias formas de câncer e outras doenças. A grande abundância de minerais e componentes que combatem o câncer tornaram essas sementes  superfoods (superalimentos).

Como uma superfood

Um outro mineral encontrado no gergelim é o cobre, o qual ajuda a reduzir a dor e aliviar os sintomas de artrite. O gergelim também contém ferro e zinco e os chineses consideram que ele pode contribuir para longevidade, auxiliar na digestão e melhorar da saúde de órgãos principais.

Na Ayurveda (conhecimento médico desenvolvido na Índia), as pessoas usam essa superfood como medicamento. No Japão, o sesamin é extraído do gergelim e transformado em pílula que pode ajudar a aliviar os sintomas de ressaca.

Óleo de gergelim e comida japonesa

Como mencionado acima, o gergelim é altamente prevalente na culinária japonesa, e como o azeite, há diferentes tipos disponíveis para uso culinário.

Óleo leve – esse tipo é similar ao óleo de canola ou vegetal e é ideal para frituras em fogo alto. Ele tem um sabor distinto, mas não dominante.

Óleo torrado – também chamado de óleo de gergelim escuro, ele é feito com sementes de gergelim torradas e tem aroma e sabor mais fortes. Ele pode acrescentar rico sabor com moderação para pratos frios e quentes, mas deve ser somente para cozimentos a fogo baixo ou médio.

Óleo com processo de prensagem a frio – feito sem quaisquer substâncias químicas ou calor, óleo de gergelim com prensagem a frio é um premium com sabor rico e puro.

Você também pode encontrar óleos de gergelim misturados ou apimentados para outras combinações intrigantes de sabores.

Sementes gergelim preto em sobremesas

Visto que as sementes de gergelim preto podem ser adocicadas e transformadas em pasta, elas são idealmente adequadas para muitos tipos de sobremesas e doces no Japão.

Molho de gergelim

Quando você vê uma salada descrita com um molho asiático, isso tipicamente significa um molho com base de gergelim.

Há algumas variações de molho, algumas feitas com sementes inteiras e adição de gengibre.

Outras receitas incluem ingredientes como vinagre de arroz, óleo de gergelim e molho de soja.

Fonte: Umami

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pelo menos 22 mortos no sul do Japão por causa das fortes chuvas

Publicado em 5 de julho de 2020, em Sociedade

Pessoal da Força Terrestre de Autodefesa foi despachado para a região como parte de esforços de ajuda.

Cidade de Hitoyoshi, Kumamoto, neste domingo, 5 de julho (ANN)

Houve a confirmação das mortes de 22 pessoas e pelo menos outras18 podem ter perdido a vida na província de Kumamoto, duramente atingida por inundações causadas pelas fortes chuvas, disse o governo, enquanto as operações de resgate continuaram neste domingo (5).

Publicidade

Equipes de resgate tiveram dificuldades para chegar às áreas duramente atingidas ao longo do Rio Kuma, que transbordou em vários lugares, após a chuva torrencial ter atingido a região no início de sábado (4), causando inundação massiva.

Pelo menos 11 pessoas estão desaparecidas, e mais de 2 mil residências em 8 municípios continuaram isoladas na manhã de domingo após inundações e deslizamentos terem bloqueado ruas e destruído construções.

De helicóptero uma área onde as palavras “arroz, água e SOS” podiam ser vistas no solo. Em outros lugares, pessoas foram vistas fazendo sinais com toalhas e pedindo por resgate e suprimentos.

A Agência de Meteorologia do Japão pediu aos residentes que se mantenham em alerta, visto que a chuva torrencial está prevista em partes do oeste do país até a terça-feira (7).

Das 22 mortes confirmadas, 9 foram na cidade de Hitoyoshi, 9 em Ashikita e 1 em Tsunagi, a maioria na faixa dos 60 e 80 anos.

Outras 16 podem ter morrido no vilarejo de Kuma, incluindo 14 de um asilo perto do rio, o qual passa pela parte central da vila.

Cerca de 50 pessoas foram resgatadas do asilo Senjuen que foi inundado no domingo, disse o governo local. Um dia antes, as 14 pessoas foram encontradas sem os sinais vitais, mas ainda precisam ser oficialmente declaradas como mortas.

Pessoal da Força Terrestre de Autodefesa foi despachado para a região como parte de esforços de ajuda. O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que cerca de 10 mil membros serão mobilizados.

Abe disse em uma reunião da gestão de desastres neste domingo que quer que as equipes de resgate façam o máximo para ajudar as pessoas ilhadas e procurem pelos desaparecidos “por toda a noite”.

Uma frente chuvosa começou a causar aguaceiros na região entre o fim de sexta-feira (3) e o início de sábado. A AMJ emitiu uma ordem de evacuação para um total de 203.200 residentes nas províncias de Kumamoto e Kagoshima, onde mais de 100 abrigos foram montados.

Até 350mm de chuva podem cair no período de 48 horas até o fim da tarde de terça-feira na parte sul de Kyushu, incluindo áreas duramente atingidas pela inundação, disse a AMJ.

Cerca de 4.560 casas em Kumamoto continuaram sem energia elétrica na tarde deste domingo, de acordo com a Kyushu Electric Power.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!