Significados do banquete de Ano Novo no Japão

O banquete tem cozidos, assados e conservas, todos bem coloridos, saborosos, chamados de osechi ryouri. Veja os significados dos auspiciosos alimentos!

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Osechi ryouri (Flickr)

Da mesma forma que o banquete de Ano Novo no Brasil se serve pratos típicos como lentilhas cozidas e assados, no Japão há um universo gastronômico elegante e tradicional chamado de osechi ryouri (御節料理), nos 3 dias do Ano Novo.

Publicidade

Ele é preparado com antecedência para dar uma folga ao deus do forno nos três primeiros dias. Assim, as donas ou donos de casa também não precisam ir para a cozinha, desde os idos da era Edo – 1603 a 1868 – quando se popularizou. 

Se visitar um depachika (subsolo das lojas de departamento) poderá encontrar essas delícias coloridas prontinhas para comprar. 

Podem ser acomodadas dentro das lindas caixas de madeira laqueada chamadas de jubako (重箱), de 3 a 5 andares, encaixáveis e com tampa na que fica em cima. 

Hoje em dia é comum encontrar as de 3 andares, onde são colocados esses alimentos considerados um verdadeiro banquete, sempre reverenciando a colheita, seja do mar ou da terra. 

Lagosta, camarão, cozidos e outros pescados no osechi ryouri (Wikipedia)

Renda-se ao banquete

Já que vive no Japão que tal provar um desses alimentos auspiciosos, de acordo com o que deseja pra si e sua família? Veja os significados de cada um na lista abaixo.

Kazunoko 

Kazunoko (数の子) é a farta ova do peixe arenque de Hokkaido, de cor amarela, o que simboliza a prosperidade nos filhos e netos. 

Anchova japonesa

Esse pequenino peixe parecido com uma minissardinha é seco e depois cozido com tempero adocicado, chamado de tadzukuri (田作り). No passado era usado como fertilizante na agricultura e simboliza a fartura nos campos. 

Feijão preto

O kuromame (黒豆) traz o simbolismo de que quanto mais se toma sol e fica preto (na lavoura) mais saudável se torna. Traz o significado da diligência e saúde. É cozido em fogo baixo por várias horas em fogo bem baixo até ganhar brilho e maciez. 

Raiz de bardana

O prato chamado tatakigobo (たたきごぼう) é imprescindível também porque a raiz da bardana vai à profundeza do solo. Assim como se desenvolve nas profundezas espera-se crie raízes na prosperidade.

Kamaboko bicolor

Essa massa feita a partir do surimi dos peixes de carne branca e depois assada em banho-maria não falta no osechi. O branco simboliza a pureza e a faixa vermelha o espanta-males. Também pode ser do primeiro sol do ano, trazendo muita esperança.

Datemaki 

Embora o datemaki (伊達巻) se pareça com uma omelete, pois é preparado com ovos, é diferente. Leva surimi de peixes de carne branca, mirin e açúcar na receita. Como se parece com um pergaminho traz o significado da cultura e sabedoria.

Rolinho de alga marinha

O nome dele é kobumaki (昆布巻き) e é indispensável porque remete à palavra e sentimento yorokobu (よろこぶ), portanto, auspicioso para alegria e prazer.

Kurikinton

栗きんとん é um doce indispensável pois a castanha portuguesa, o principal ingrediente, é muito auspiciosa desde antigamente, remetendo ao vencer. A escrita de kinton (金団) traz o significado do tesouro dourado, o que representa a fartura durante todo o ano.

Chorogi

A alcachofra chinesa (長老喜, lê-se chorogi) é considerada auspiciosa para a longevidade.

Banquete inclui pescados 

Feijão preto, datemaki, kurikinton, ovas e cozidos no osechi (Flickr)

Nishiki tamago

O nishiki tamago (錦玉子) nada mais é do que separação do ovo em gema e clara. A primeira representa o ouro e a segunda a prata. 

Seriola

Servir-se da seriola ou buri em japonês. Quando pequeno é chamado de inada (até 60cm), depois que cresce muda de nome, passando a ser warasa (até 70cm) e só quando passa de 80cm é chamado de buri. Por isso, é auspicioso para quem quer ser promovido na empresa.

Pargo 

Chamado de tai (鯛) em japonês o peixe é usado em todas as ocasiões medetai, ou seja, comemorativas e auspiciosas. Além da bela cor também tem um sabor muito especial. 

Camarão 

É o símbolo da longevidade. Não pode faltar na gastronomia de Ano Novo porque as pessoas esperam que possam viver até se curvar como o ebi (海老).  

Cozidos no banquete

Chamado de nimono (煮物) é um cozido japonês, com tempero suave para apreciar o sabor de cada um dos alimentos, ao fogo baixo para não deformar as raízes e outros vegetais. 

A raiz de lótus, muito apreciada, é imperdível. As cavidades dessa raiz simbolizam a transparência em relação ao futuro. Já a batata taro que dá em fartura sob a terra, carrega o símbolo da prosperidade dos filhos e netos.

O nabo branco é cortado como se fosse um crisântemo e coloca-se algo vermelho. Também se costuma cozinhar outras raízes como cenoura e folhas verdes. 

Todos da família e convidados se servem festivamente desse delicioso e auspicioso banquete, com forte sentimento de que o novo ano será maravilhoso.  

Feliz 2021!

Leia também: adornos para sua casa e comércio e sobre a grande faxina para receber o Ano Novo.

Fonte: Tokyo Gas

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Significados dos adornos de Ano Novo no Japão

Publicado em 28 de dezembro de 2019, em Tradições do Japão

No dia seguinte ao Natal o Japão decora suas casas e comércio com os adornos típicos de Ano Novo. Saiba os significados de cada um deles.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Kadomatsu e kagamimochi (Wikipedia e Flickr)

No dia seguinte ao Natal o Japão passa a ter outros tipos de adornos nas casas, comércio e até nos carros. Por ser um povo que acredita nos simbolismos, cada um desses adornos traz itens com significados. 

Publicidade

Conhecendo cada um deles e seus significados ganha conhecimento dessa tradição e também poderá se sentir estimulado a decorar a sua casa ou estabelecimento comercial. 

Vale lembrar que esses ornamentos devem ser colocados até o dia 28 de dezembro. E permanecem até 7 de janeiro nas casas e carro. No entanto, na hora do descarte, como são símbolos para os deuses, não devem ser retirados e jogados no lixo. 

O ideal é que o leve a um santuário xintoísta para ser queimado. 

Ornamentos da entrada da casa

Fotos: Wikipedia

Chamados de genkan kazari (玄関飾り) o próprio nome indica que devem ser colocados na entrada da residência. Mas, atenção, pois ele não devem impedir a passagem das pessoas.

São usados elementos considerados auspiciosos como a planta Gleichenia japonica (ウラジロ), parecida com samambaia, que une os casais. A fruta cítrica, simbolizada pela laranja-azeda (ダイダイ), que demora a despencar traz o simbolismo da prosperidade da família.

O pequeno arbusto yuzuriha (ユズリハ) também usado é para lembrar à velha geração que as folhas ficam amarelas e caem depois que as novas folhas crescem, simbolizando a passagem de uma geração para outra.

Guirlanda 

Foto: Flickr

É uma forma estilizada do genkan kazari, com os mesmos elementos (chama-se リース). Mas essa pode ser usada dentro dos ambientes como elemento de decoração na sala, corredor e até na janela. Ideal para ambientes ocidentais.

Adornos para veículos

Foto: Photozou

Esse adorno chamado de jidoshayou kazari (自動車用の飾り) tem os mesmos elementos de proteção e prosperidade. No caso do carro deve ser colocado na frente, acima da placa. Pode ser usado em todos os tipos de veículo como bicicleta e motocicleta também. As companhias de ônibus e trens costumam enfeitar os veículos nesta época.

Kadomatsu 

Foto: Wikipedia

Ao andar pelo comércio, templos e santuários xintoístas verá kadomatsu (門松) de vários tamanhos. Mas os elementos em comum são mantidos.

Em geral são colocados na entrada dos edifícios ou portões. Feitos de bambu e decorados com os frutos vermelhos da planta nandina, flores de ameixa (ume) e galhos de pinheiros. Todos eles têm significados de longevidade, de vigor que resiste a tudo e de abertura de prosperidade.

Esse belo arranjo é amarrado com uma bela e firme corda natural, com o simbolismo de marcar o território. Diz a lenda que o kadomatsu foi criado para facilitar aos deuses encontrar as casas e façam uma visita no Ano Novo. 

Kagamimochi

Foto: Flickr

À venda até nas lojas de ¥100 kagamimochi (鏡餅) tem significados especiais. O espelho (鏡) na antiguidade era feito de bronze, em formato circular. Por isso, esse arranjo é uma analogia, pois ele era usado como oferenda aos deuses.

Acreditava-se que o espelho era a moradia dos deuses, então, passou-se a usar o mochi (bolinho de arroz) para expressá-lo. A laranja no topo  (ダイダイ) simboliza as gerações das famílias. Ao empilhar as duas esferas de mochi, simbolizando o sol e a lua, trazem o significado de envelhecer suavemente junto com a família. Esse adorno deve ser colocado dentro de casa em um local especial como no aparador da sala ou no do hall de entrada.

Caso ainda não tenha lido a matéria sobre o significado da grande faxina de final de ano toque aqui. 

Para saber o significado dos alimentos do banquete de Ano Novo toque aqui.

Feliz Ano Novo!

Fontes: Hideshime, Hibiyakadan e Macaroni

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência