Os grandes eventos astronômicos de 2019

Cinco eclipses, um raro trânsito planetário, uma das melhores chuvas de meteoros e uma superlua de sangue em 2019.

Eventos astronômicos em 2019 (ilustrativa/banco de imagens)

O ano de 2019 destacará cinco eclipses, um raro trânsito planetário, uma das melhores chuvas de meteoros e uma superlua de sangue, mas a diversão não acaba por aí.

Publicidade

O novo ano também trará três superluas, uma lua azul, várias chuvas de meteoros, uma aproximação da Lua e Júpiter e vários lançamentos de foguetes.

Veja abaixo alguns dos eventos astronômicos em 2019:

6 de janeiro: eclipse solar parcial

Na primeira semana de 2019, a Lua passará entre a Terra e o Sol para encenar um eclipse solar parcial, divulga a NASA. Ele será visível somente do nordeste da Ásia e do Pacífico Norte. De acordo com a previsão da Sky & Telescopes, as pessoas poderão ver de Pequim 20% do céu coberto, 30% de Tóquio, e 37% de Vladivostok.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/Victor R. Ruiz)


21 de janeiro: eclipse lunar total

De acordo com a NASA, esse será um dos “shows mais deslumbrantes” do céu, visto que a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que o satélite natural pareça ligeiramente maior e mais brilhante, um evento que é geralmente citado como “superlua”.

Contudo, isso não é a única coisa que tornará esse eclipse um destaque. Eclipses lunares totais são geralmente chamados de “luas de sangue” porque quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, a luz solar que passa pela atmosfera da Terra parece deixar a Lua vermelha. E porque eclipses lunares podem ocorrer somente durante uma Lua cheia – e a primeira Lua cheia em janeiro é conhecida como “lua do lobo” – muitos estão chamando esse evento espetacular uma “Superlua de Sangue de Lobo”.

Pessoas nas Américas do Norte e Sul, assim como aquelas na parte ocidental da Europa e África, terão os primeiros assentos para esse show.

Toque aqui para mais informações.

(Wikimedia/Ian Fieggen)


6 de maio: chuva de meteoros Eta Aquáridas

Embora veremos várias chuvas de meteoros ao longo do ano, a de Eta Aquáridas será uma das melhores, divulga o Sky & Telescopes.

A Eta Aquáridas foi criada pelo resíduos de poeira deixados para trás pelo cometa Halley, que “visitou” a Terra em 1986 e, embora o famoso cometa não entre em nosso sistema solar novamente até 2061, seus vestígios aparecem em nossos céus a cada ano.

De acordo com a NASA, teremos uma Lua nova dois dias antes da chuva de meteoros. A Lua nova significa céus mais escuros, o que possibilitará aos olhos humanos apreciarem o show deslumbrante da Eta Aquáridas.

Embora a Eta Aquáridas esteja ativa de 19 de abril a 26 de maio, sua noite de pico começará por volta das 3 a.m. ET (17h no Japão) até a madrugada de 6 de maio, e poderá produzir de 20 a 40 meteoros por hora.

Toque aqui para mais informações

(Flickr/Mike Lewinski)


2 de julho: eclipse solar total

A Ásia Meridional e a América do Sul desfrutarão de um dia sem Sol.

No fim da tarde de 2 de julho, um eclipse solar total ocorrerá nas partes sul do Chile e da Argentina e partes do Pacífico Sul, de acordo com a Sky & Telescopes.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/NASA/Carla Thomas)


16 de julho: eclipse lunar parcial

O ano de 2019 começou com um eclipse solar parcial, então é justo ter um lunar.

A América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália poderão ver a Lua cheia mergulhar cerca de dois terços do caminho na umbra da Terra, de acordo com a SKy & Telescope.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/JJ Harrison)


11 de novembro: raro trânsito de Mercúrio

Pela segunda vez em dois anos, Mercúrio fará uma passagem rara em frente ao Sol, divulga a NASA.

Mercúrio, o menor planeta em nosso sistema solar, passa entre a Terra e o Sol cerca de 13 vezes em 1 século. A última passagem ocorreu em 2016 e pela primeira vez em 10 anos o pequeno planeta estava visível da Terra.

Neste ano, o trânsito começará às 7:34 a.m. ET e vai durar cerca de cinco horas e meia. Ele vai aparecer como um ponto preto do outro lado da face do Sol e as pessoas poderão vê-lo com a ajuda de um telescópio e filtros solares.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/Elijah Mathews)


26 de dezembro: eclipse solar anelar

O eclipse lunar anelar ocorre quando a circunferência do sol brilha claramente de trás da Lua. Neste ano, o eclipse começará na madrugada e passará pela Península Arábica e fará um arco pelas áreas do Sul Asiático.

Toque aqui para mais informações.

(Pixabay/bairi)

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio em Niigata deixa 3 mortos

Publicado em 2 de janeiro de 2019, em Sociedade

O incêndio ocorreu em uma casa na ilha de Sado na manhã desta quarta-feira (2). Os bombeiros levaram 7 horas para conter o fogo.

Os bombeiros levaram sete horas para conter as chamas (NHK)

Três pessoas morreram em um incêndio em uma casa na ilha de Sado (Niigata) na costa do Mar do Japão nesta quarta-feira (2). O incêndio se alastrou para 15 residências e lojas.

Publicidade

De acordo com o departamento de bombeiros em Sado, uma chamada foi recebida por volta das 4h. As equipes levaram cerca de 7 horas para conter as chamas.

Segundo a polícia, dentre os mortos estavam um casal de idosos e o filho deles. Ele estava visitando os pais no feriado de Ano Novo.

O incêndio ocorreu em uma área densamente povoada perto do Porto de Ryoutsu.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!