Cinzas poderiam paralisar Tóquio se o Monte Fuji entrar em erupção

O Japão está situado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico” e é lar para 11 vulcões ativos.

O Japão está situado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico” e é lar para 11 vulcões ativos (banco de imagens)

Uma erupção hipotética do Monte Fuji, o pico mais alto do Japão, poderia fazer com que cinzas vulcânicas cobrissem Tóquio e deixar a capital paralisada, de acordo com um relatório do governo obtido pela Kyodo News.

Publicidade

O relatório se tornará a base do esboço de um plano de contingência para tal cenário, o que pode incluir a evacuação de residentes e envio de escavadeiras para limpar as ruas.

O Monte Fuji é um vulcão ativo que fica a cerca de 100 quilômetros da central de Tóquio. Registros históricos mostram que ele vivenciou pelo menos 10 erupções de grande escala desde 781, embora três séculos tenham se passado desde a última vez que ele expeliu material e ele não tem mostrado sinal algum de atividade desde os anos 1960.

Prejuízos de mais de 2,5 trilhões de ienes

De acordo com o relatório obtido em 30 de abril, mais de 10cm de cinzas poderiam cair nos 23 bairros de Tóquio em semanas, tornando as ruas inacessíveis e interrompendo o fluxo de produtos e de pessoas na área da metrópole – lar para uma população de mais de nove milhões.

Somente 0.5cm de cinzas poderiam começar a causar problemas mecânicos em carros e desencadear efeitos adversos na saúde, principalmente nos olhos e pulmões. Mais de 1cm poderia causar massivos cortes de gás e falhas no sistema de filtração, alerta o relatório.

Anteriormente, o governo havia elaborado um mapa mostrando que três províncias ao redor do Monte Fuji – Kanagawa, Yamanashi e Shizuoka – poderiam presenciar até 50cm de cinzas vulcânicas, enquanto 10 a 20cm poderiam cair além dessas áreas.

Segundo estimativa anterior do governo, uma erupção poderia resultar em danos e perdas de mais de 2,5 trilhões de ienes ($23 bilhões).

“Contudo, se incluirmos o impacto na aviação e outros sistemas de transporte, assim como infraestrutura secundária, o custo poderia ser bem mais de dois trilhões de ienes”, disse Toshiyasu Nagao, líder do Centro de Pesquisa de Previsão de Terremotos da Universidade Tokai.

Anel de Fogo do Pacífico

O Japão está situado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico” e é lar para 11 vulcões ativos, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Outro pico, o Monte Shinmoe, na ilha de Kyushu, tem entrado em erupção intermitentemente desde o início de março, cobrindo a área ao redor com uma camada de cinzas e afetando a agricultura local e indústrias do turismo.

Em abril, o Monte Io, também em Kyushu, entrou em erupção pela primeira vez em 250 anos.

Fonte: Japan Times, Kyodo, AFP-Jiji
Imagem: Banco de Imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tendência em Harajuku: gourmet arco-íris

Publicado em 9 de maio de 2018, em Sociedade

Jovens de Harajuku, em Tóquio, ditam tendência no país. Desta vez são os produtos alimentícios coloridos em arco-íris.

A onda em Harajuku é rainbow gourmet, de soft cream a pasta (ANN)

Símbolo pacifista do orgulho LGBT, a bandeira tem as cores do arco-íris. No entanto, em Harajuku a fama dessas cores é por outro motivo.

Publicidade

O Instagram ganhou repentina força entre os jovens japoneses nos últimos 2 anos. Por conta da palavra instabae (インスタ映え), o que significa fotografar para o Insta, câmeras fotográficas venderam mais do que nunca no ano passado. Tudo para ostentar as melhores fotos na rede social mais cobiçada da atualidade.

É a rede social que vem ditando moda e tendências entre os jovens, especialmente o público feminino.

Em Harajuku, a capital das tendências, a nova onda é rainbow gourmet, tudo por causa dos instagramers. 

Pastas coloridas, capuccino com a espuma em arco-íris, sorvete, roupa…

No meio desse mundo colorido, a reportagem da ANN descobriu uma jovem empreendedora que está fazendo sucesso e dinheiro.

Jovem empreendedora pegou a onda da tendência e criou um rainbow gourmet para o Insta vídeo (ANN)

A dona do pequeno e charmoso estabelecimento criou um queijo para ser colocado entre duas fatias de pão, que depois de tostadas, derrete e vira um puxa-puxa. Claro, nas cores do arco-íris.

Ela não revela o segredo, mas o queijo mussarela é importado da Alemanha. Não poupa o recheio. Tem volume.

Os instagramers transformaram o seu produto gourmet em fashion. Com a alta dos vídeos no Insta, a competição entre os usuários é ver quem sabe fazer um puxa-puxa mais bonito do sanduba.

A jovem empreendedora revelou que vende de 200 a 300 sanduíches de mussarela multicolor por dia.

Fonte e fotos: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!