Tufão Hagibis: vítimas fatais, centenas de feridos e danos em vasta área

A passagem do tufão de número 19 foi devastadora no Japão, principalmente depois de atingir Shizuoka, Kanto Koshin e Tohoku.

Foto aérea feita por volta das 8h, do Rio Chikuma, em Nagano (Sankei)

O tufão de número 19 – Hagibis – que atingiu o Japão causou vítimas, muitas fatais, além de incontáveis danos em Tokai, Kanto Koshin e Tohoku.

Publicidade

Sem perder sua potência, o grande e muito forte tufão, passou sobre Miyako (Iwate), às 6h de domingo (13), se afastando do arquipélago. À tarde deverá se transformar em ciclone extratropical, quando já estiver sobre o Oceano Pacífico. 

Segundo levantamento da JNN, até 9h de domingo (13), o número de vítimas é de 7 mortes e 24 desaparecidos. De acordo com a NHK, até 7h, são pelo menos 106 feridos em 27 das 43 províncias do país. (atualização do número de vítimas no fim do post).

Uma das vítimas fatais foi por conta de um deslizamento ocorrido em Tomioka (Gunma), o qual feriu 3 pessoas e 2 estão desaparecidos.                                                                            

Diversos rios do país transbordaram e os bombeiros dessas cidades se empenharam nas atividades de resgate. 

Chuva e enchentes

Foto aérea feita por volta das 8h, do Rio Chikuma, que transbordou em Nagano (Sankei)

O índice pluviométrico em 48h foi o equivalente a 30 a 40% do volume anual em ampla área. Em Hakone (Kanagawa) chegou a 1.001mm,  em Izu (Shizuoka) foi de 760mm, em Chichibu (Saitama) foram registrados 687mm e em muitos outros locais os índices foram históricos. Ocorreram transbordamentos dos rios e consequentemente inundações.

O Rio Chikuma, da província de Nagano, transbordou e inundou parcialmente as cidades de Ueda, Chikuma, Suzaka, Obuse, Nagano e Nakano, segundo a NHK.

Em Kawasaki (Kanagawa) o Rio Hirase transbordou, inundando a região. Um homem na faixa dos 60 anos foi resgatado do piso térreo de um prédio de apartamentos mas morreu. A água do rio chegou até o segundo andar.

Apagão em larga escala

Imagem: reprodução da página web da Tepco

O número de pontos sem energia elétrica até as 9h14 de domingo (13) é de 230.800, segundo a Tepco-Tokyo Electric Power Company, em 9 províncias. As mais afetadas são Chiba, com 102.700, e Kanagawa com 63.800. 

Em bem menor escala ocorrerão interrupções dos serviços de telefonia celular em parte de Shizuoka e Kanto. 

Embora todos os alertas tenham sido cancelados na manhã de domingo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informa que em muitos locais o solo está instável, por isso, recomenda-se atenção para as encostas. 

Assista aos vídeos do jornal Asahi, sendo um de Chiba e outro de Nagano.

 

Atualização às 19h30 de domingo, 13 de outubro:

De acordo com a NHK, pelo menos 26 pessoas morreram devido ao tufão Hagibis nas províncias de Kanagawa, Tochigi, Gunma, Miyagi, Fukushima, Saitama, Iwate, Nagano, Ibaraki, Chiba e  Shizuoka.

Dezoito pessoas estão desaparecidas e pelos menos 175 ficaram feridas.

Autoridades estão tentando determinar o número total de vítimas.

Fontes: NHK, Sankei, ANN e JNN

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bebida da Coca-Cola com teor alcoólico já tem data de lançamento

Publicado em 13 de outubro de 2019, em Lançamentos

O Japão será o primeiro mercado em que o grupo Coca-Cola venderá suas próprias bebidas alcoólicas

A Remondo vem em quatro tipos de acordo com o conteúdo alcoólico (Twitter/@lemondo_JP)

A Coca-Cola (Japan) disse que fará o lançamento de um produto enlatado com base no chuhai em todo o país no dia 28 de outubro, fazendo sua entrada plena no mercado de bebidas alcoólicas.

Publicidade

O produto com base de limão, o Remondo, atualmente disponível na região Kyushu em caráter experimental, será colocado à venda nas outras partes do país, com exceção de Okinawa.

Com o chuhai sendo muito apreciado por grande parte das pessoas que têm idade legal para consumo de bebida alcoólica, a empresa planeja explorar um novo mercado em uma época quando o crescimento nas vendas de suas bebidas carbonatadas estagnaram em meio ao aumento da conscientização em relação à saúde e outros motivos.

A bebida enlatada de 350 milímetros tem um preço recomendado de 165 ienes. A Remondo vem em quatro tipos de acordo com o conteúdo alcoólico, que varia de 3 a 9 por cento, e outras características.

O Japão será o primeiro mercado em que o grupo Coca-Cola venderá suas próprias bebidas alcoólicas. A Coca-Cola (Japan) não revelou uma meta de vendas.

“Esperamos que uma ampla faixa de pessoas desfrute da Remondo”, disse um representante da empresa.

As vendas de chuhai no Japão dobraram em 10 anos, já que muitas pessoas acham que ela é uma bebida conveniente e acessível.

Fonte: Jiji

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!