Terremoto de magnitude 6,4 atinge a Indonésia e deixa mortos

Após o tremor de magnitude 6,4, sessenta e seis réplicas com magnitudes de até 5,7 foram observadas.

Publicidade

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o leste da Indonésia no domingo (29), deixando 10 mortos e 40 outros feridos, assim como dezenas de prédios danificados, informou o USGS- Serviço Geológico dos EUA e autoridades indonésias.

O USGS disse que o terremoto ocorreu a cerca de 1Km ao sudoeste da ilha turística de Lombok, perto de Bali, às 6h47, horário local, (5h47 horário de Jacarta), a uma profundidade de 7,5Km. A área atingida pelo tremor fica a cerca de 1.320Km ao leste da capital indonésia.

Sutopo, porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres, disse que as mortes e os feridos foram confirmados no distrito de Sambelia, de Lombok, salientando que “ainda estamos coletando dados” sobre casualidades humanas.

“Também proibimos temporariamente a escalada ao Monte Rinjani em decorrência de graves deslizamentos no vulcão”, disse o oficial sênior do governo, se referindo ao vulcão ativo de 3.726 metros de altura em Lombok que é popular entre turistas internacionais e locais.

Rahmat Triyono, líder do Centro de Terremoto e Tsunami na Agência de Climatologia e Geofísica da Indonésia, disse que desde as 10h20, horário local, 66 réplicas com magnitudes de até 5,7 haviam sido observadas.

A Indonésia está situada em uma das regiões sísmicas mais ativas no mundo, o Anel de Fogo, uma área onde um grande número de terremotos e erupções vulcânicas ocorrem.

Fonte: Kyodo
Imagem: Google Maps

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Efeito Foehn provoca calor absurdo em Hokuriku

Publicado em 29 de julho de 2018, em Sociedade

A temperatura chega a 38ºC em Niigata e 37ºC e nas demais províncias de Hokuriku por causa do Efeito Foehn.

Calor absurdo e inesperado em Hokuriku (Weather News)

Enquanto o tufão número 12 se afasta da região leste o vento sul se fortalece. Por conta dele ocorre o fenômeno chamado de Efeito Foehn, o qual gera um calor absurdo na região Hokuriku.

Publicidade

Às 11h20 foi registrada a temperatura incomum de 38,3ºC em Ogata (Niigata). Mas não é só essa cidade de Hokuriku a ter calor inesperado no domingo (29).

Nas demais 40 localidades da região há registros de temperaturas de 37ºC, em Fukui, Toyama, Ishikawa e Niigata.

Saiba o que é Efeito Foehn

Imagem: Weather News

Explicando de forma simples, o Efeito Foehn ocorre quando os ventos são forçados a subir as montanhas. A camada de vento sobe as encostas e devido à diminuição da pressão atmosférica se resfria e pode até gerar precipitação.

Ao conseguir chegar ao topo das montanhas, já desprovido de umidade, desce o outro lado da encosta da montanha, seco e quente. Foi o que ocorreu em Hokuriku.

No período da tarde do domingo as temperaturas tendem a subir mais, podendo chegar a 40ºC.

A recomendação é de tomar os devidos cuidados contra a insolação e consequente hipertermia. Saiba mais tocando aqui para ler a matéria.

Mesmo na piscina há risco de hipertermia. Para saber mais toque aqui para abrir a matéria.

Fonte e ilustrações: Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!