Denise foi diagnosticada com uma severa alergia a laticínios quando tinha 1 ano de idade (ilustrativa/banco de imagens)
Uma menina de 11 anos morreu após sofrer uma reação alérgica à pasta de dente e sua mãe faz um alerta a outros pais sobre a importância de ler rótulos de produtos.
Publicidade
Denise Saldate, de West Covina na Califórnia, que tinha alergia a laticínios, sofreu choque anafilático por causa de uma proteína do leite em uma pasta de dente receitada pelo seu dentista para fortalecer o esmalte dos dentes, divulgou a revista Allergic Living.
A menina foi diagnosticada com uma severa alergia a laticínios quando tinha 1 ano de idade.
Nos anos que se seguiram, os pais de Denise leram cuidadosamente rótulos de alimentos e se certificaram que funcionários da escola ofereciam à filha refeições apropriadas.
Em 4 de abril, Denise e sua mãe foram ao dentista, o qual receitou a MI Paste One, uma marca de pasta de dente medicada para ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes.
A mãe passou grande parte da infância de Denise lendo os ingredientes em rótulos de tubos de pasta de dente, mas nunca havia encontrado leite listado.
“Eu não pensei em olhar os ingredientes do produto”, disse ela ao Allergic Living. “Ela estava empolgada com sua pasta de dente especial”.
Naquela noite, Denise estava no banheiro escovando os dentes com sua irmã de 15 anos.
A irmã disse à Allergic Living que uns momentos depois, Denise saiu correndo do banheiro chorando e procurando a mãe dizendo que estava tendo uma reação alérgica à pasta de dente.
Seus lábios já estavam azuis”, disse a mãe. Ela percebeu que a filha estava sofrendo um choque anafilático.
A irmã de Denise chamou o serviço de emergência enquanto a mãe aplicava na filha epinefrina e o inalador para asma, mas nenhum estava ajudando.
Os paramédicos chegaram rapidamente e tentaram fazer massagem cardíaca por vários minutos antes de levá-la ao hospital.
Denise ficou internada por dois dias no hospital antes de falecer.
Seus pais souberam depois que a pasta de dente continha Recaldent, uma proteína derivada do leite de vaca.
A família abriu uma página no GoFundMe para ajudar a cobrir os custos com o funeral e até agora arrecadou mais de US$17.000, bem mais do que a meta inicial de US$10.000.
Fonte: Daily Mail