Filipinas declaram epidemia de dengue após 622 mortes

Número de casos aumentou 98% desde o ano passado, mas o governo continua proibindo a vacina.

Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue (ilustrativa/banco de imagens)

Um surto da febre de dengue nas Filipinas foi declarado uma epidemia nacional após causar centenas de mortes neste ano.

Publicidade

O país registrou 146.062 casos de dengue de janeiro a 20 de julho deste ano, 98% a mais do que o mesmo período em 2018, disse o departamento de saúde. O surto causou a morte de 622 pessoas.

A declaração de uma epidemia significa que governos locais poderão extrair fundos centrais de emergência para melhorar sua resposta ao surto.

A dengue é uma infecção viral causada por mosquito encontrado em países tropicais no mundo. Ela pode causar dores nas juntas, náusea, vômito e erupção cutânea, e até problemas respiratórios, hemorragia e falência de órgãos em casos graves. Enquanto não haja tratamento específico para a doença, o cuidado médico de manter os níveis de fluido da pessoa é visto como fundamental.

O departamento de saúde disse que estava realizando uma campanha para focar na descoberta de locais de procriação do mosquito e destruí-los, o que é um meio primário de conter a dengue. Outras agências do governo, unidades governamentais locais, escolas, escritórios e comunidades vão se juntar ao esforço, disse.

O governo em Manila mantém sua posição de proibir a venda, importação e distribuição da vacina Dengvaxia. A cidade introduziu a proibição em fevereiro após as mortes de várias dezenas de crianças que estavam entre as 700.000 pessoas que foram vacinadas em 2016 e 2017 em uma campanha de imunização do governo.

O ministro da saúde Francisco Duque disse que o governo estava estudando um recurso para permitir que a empresa farmacêutica francesa Sanofi coloque a vacina de volta ao mercado filipino, mas descartou usar o medicamento para combater a atual epidemia que atinge mais as crianças pequenas.

“Essa vacina não trata diretamente o grupo mais vulnerável que é o de 5 a 9 anos de idade”, disse Duque.

O uso da vacina, agora licenciada em 20 países de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, é aprovado para aqueles na faixa etária de 9 anos ou mais.

Duque disse que as Nações Unidas também alertaram Manila que a vacina “não era recomendada” como resposta a um surto e o “custo-eficácia não era bom”, com uma dose custando 100 pesos (cerca de US$20).

Outros países do sudeste asiático também relataram um aumento nos casos de dengue neste ano, de acordo com a ONU.

Segundo a ONU, a Malásia registrou 62.461 casos até 29 de junho, incluindo 93 mortes, comparado com 32.425 casos e 53 mortes para o mesmo período do ano passado. O Vietnã, no mesmo período, teve 81.132 casos com 4 mortes relatadas, comparado com 26.201 casos incluindo 6 mortes em 2018.

No sul da Ásia, Bangladesh vem enfrentando o pior surto de dengue de todos os tempos, colocando severa pressão sobre o já sobrecarregado sistema médico do país.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufões 9 e 10 são grandes e potentes

Publicado em 7 de agosto de 2019, em Sociedade

O grande e potente tufão de número 9 já está causando tempestade em Okinawa. O 10.º poderá atrapalhar o feriado em Kansai e Tokai.

O grande tufão n.º 10 requer atenção (Weather News)

Na quarta-feira (7) o tufão número 8 já se foi, transformando-se em ciclone tropical. E esse poderá se aproximar de Hokkaido na sexta-feira (8). 

Publicidade

Preocupantes são os dois de números 9 e 10, ambos grandes. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ o Lekima, classificado como forte, está se movendo lentamente e já está se aproximando das ilhas do extremo sul de Okinawa, por isso a província está sob a área de tempestade. 

Elas deverão ficar sob o olho do tufão antes do amanhecer de sexta-feira (9), com rajadas de vento de até 60m/s. 

Se o Krosa, de número 10, fizer o curso estimado, depois de aproximar das Ilhas Ogasawara no sábado (10), poderá se dirigir para o arquipélago principal. A previsão é de que na quinta-feira ganhe mais potência e seja classificado como forte.

Na segunda-feira (12) do feriado boa parte das províncias, de Kansai a Tokai, poderão ficar sob a área de tempestade. Por isso, a recomendação é ficar atento ao seu movimento.

Motivos da formação de tufões sequenciais

Na terça-feira eram 3 tufões e a AMJ explica os motivos da formação sequencial. 

Um deles é por conta da temperatura da superfície do mar, do leste das Filipinas às Ilhas Marianas, onde tufões foram gerados um após o outro. Está mais alta do que o normal facilitando gerar vapor de água que causa nuvens cumulonimbus. São as que se desenvolvem vertical e também horizontalmente, provocando temporais.

Outro é vento oeste que está fluindo mais forte do que o normal. Quando esse se choca com o oriental, sobre o Oceano Pacífico, cria uma condição favorável à formação do tufão. 

Fontes: NHK, AMJ, Weather News e Okinawa Time

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!