China isola várias cidades para conter coronavírus

Seis cidades chinesas foram isoladas em um esforço sem precedentes para conter o surto de um novo vírus mortal.

Mulher tem a temperatura medida (NHK World)

Autoridades chinesas impuseram medidas de isolamento em seis cidades, em um esforço sem precedentes para conter o surto de um novo vírus mortal que deixou centenas de pessoas doentes e se espalha para outras partes do mundo durante o movimentado período de viagens do feriado do Ano Novo Lunar.

Publicidade

Autoridades proibiram ligações de transportes a partir de Wuhan, capital da província de Hubei, na manhã de quinta-feira (23), suspendendo serviços de ônibus, metrô, balsas e fechando o aeroporto e estações ferroviárias para passageiros de partida.

No fim do dia, as cidades chinesas próximas de Huanggang e Ezhou anunciaram medidas similares. Restrições de viagens também foram colocadas em curso nas cidades menores de Chibi e Zhijiang.

Na sexta-feira (24), Huangshi, na província de Hubei, também interrompeu os serviços de transporte público.

Com início à meia-noite, serviços de ônibus de longa distância, sistemas de trem rápido e estações de trem em Huanggang seriam interrompidos, de acordo com um aviso do governo local. Cinemas, internet cafés e outros locais de entretenimento também parariam de funcionar. Residentes não devem sair de casa, exceto por “razões especiais”.

Um aviso do governo em Ezhou disse que a ferrovia da cidade pararia de operar na noite de quinta-feira. Na vizinha Chibi, autoridades disseram que ônibus e ligações de transporte rural seriam interrompidos. Autoridades também ordenaram a operadoras de tours que cancelassem operações e disseram que mais nenhum evento cultural de grande escala seria realizado.

Houve 830 casos confirmados na China do coronavírus, da mesma família dos vírus que deu origem à SARS. Autoridades chinesas disseram que 95 pacientes continuam em estado grave.

Na quinta-feira, a autoridade da saúde de Hebei disse que um paciente infectado morreu, marcando o primeiro caso confirmado de morte fora da província de Hubei, onde o vírus começou. Na sexta-feira (24) o número oficial de mortos subiu para 25.

Casos também foram confirmados nos EUA, Reino Unido, Taiwan, Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Hong Kong, Vietnã e Singapura.

A doença causada pelo recém-identificado coronavírus apareceu no mês de dezembro em Wuhan, um centro industrial e transporte na central da China. A grande maioria dos casos na ilha principal da China foram na cidade.

Analistas preveem que os casos reportados continuem a se multiplicar. “Mesmo se  estiverem em milhares isso não nos supreenderia”, disse Gauden Galea, representante da OMS na China. O número de casos não foi um indicador da gravidade do surto, enquanto a taxa de mortalidade continuou baixa, enfatizou.

A família do coronavírus inclui a gripe comum, assim como os vírus que causam doenças mais graves, como o surto de SARS (síndrome respiratória aguda grave) que se espalhou pela China para mais de uma dezena de países em 2002-2003 e matou cerca de 800 pessoas, e a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio) que se desenvolveu de camelos.

Na quinta-feira a Organização Mundial da Saúde – OMS disse que o surto ainda não constitui uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. Emergências anteriores incluíram o ebola e o Zika.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Obra na Tomei em Aichi pode gerar congestionamento de até 20 quilômetros

Publicado em 24 de janeiro de 2020, em Sociedade

Obra para renovação da Tomei, em um trecho de Aichi, está gerando congestionamento. Nexco apela para os desvios pelas outras vias expressas.

Entrada para a via expressa Tomei em Nagoia (Wikipedia)

Uma obra de renovação, em larga escala, foi iniciada entre as IC de Kasugai e IC de Nagoia, em Meito-ku, na capital de Aichi. O intervalo da obra está com restrição de tráfego continuamente até 19 de março

Publicidade

A Central Nexco-Central Nippon Expressway Company pede aos motoristas que desviem esse trecho. 

As grandes placas de concreto estão sendo substituídas por causa das rachaduras e infiltrações de água da chuva, pois faz mais de meio século desde a inauguração em 1968. 

Desde o início das obras em 14 deste mês foram observados congestionamentos de até 6 quilômetros, levando um tempo de 50 a 60 minutos para percorrer um trecho anterior ou posterior à obra. 

A Nexco estima que, se o desvio não continuar, existe um risco de congestionamento de 10 a 20 quilômetros, principalmente de manhã e à noite.

Para evitar isso a Nexco está executando uma campanha para incentivar desvios para pelas vias expressas de Nagoia, Mei-Nikan (via circular) e Tokai-Kanjo, ou ainda usar as rodovias normais. Está entregando Quo Card para os motoristas. 

Trecho em obra e pedidos de desvios (Nexco)

Fontes: Nexco e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!