Duterte coloca Filipinas sob quarentena

A quarentena domiciliar é uma expansão de um isolamento da área metropolitana de Manila (Metro Manila) na semana passada.

O presidente das Filipinas Rodrigo Duterte (Wikimedia/PCOO EDP)

As Filipinas anunciaram rigorosas medidas de quarentena domicilar na segunda-feira (16) para metade de sua população, suspendeu redes de transporte e ordenou que negócios fechassem ou operassem remotamente em uma tentativa de reduzir os crescentes casos de coronavírus.

Publicidade

Em um anúncio transmitido na TV, o presidente Rodrigo Duterte disse que as existentes restrições de viagem e medidas de contenção não foram suficientes para deter a propagação, então era hora de isolar a ilha principal do país para minimizar o contato social e permitir a trabalhadores da saúde que agissem rapidamente para controlar o contágio.

Duterte disse a prefeitos para agirem decisivamente a fim de fazer cumprir quarentenas e disse que aqueles que não acatarem ao isolamento seriam presos pela polícia e pelas forças armadas.

“Não se enganem, estamos na luta por nossas vidas”, disse Duterte.

“Estamos em uma guerra contra um inimigo cruel e invisível. Um que não pode ser visto a olho nu. Nessa guerra extraordinária, todos somos soldados”.

As medidas, se implementadas integralmente, estariam entre as mais rigorosas em curso na Ásia, visto que o país de 107 milhões de pessoas tenta conter um surto que viu casos confirmados aumentarem acentuadamente para 142 – a partir de somente 3 há 10 dias – com 12 mortes.

O Ministro da Saúde disse que cerca de mil testes haviam sido realizados até agora. Até 7 de março as Filipinas estavam há 6 semanas sem um caso confirmado.

A quarentena domiciliar é uma expansão de um isolamento da área metropolitana de Manila (Metro Manila) na semana passada e impôs um rigoroso freio à imigração, toque de recolher, proibições de aglomerações públicas, distância social, fechamento de shoppings e uma interrupção de movimentações desnecessárias para dentro e fora da cidade.

O governo filipino anunciou na segunda-feira um pacote de 27.1 bilhões de pesos (US$524.8 milhões) para combater o coronavírus e fornecer ajuda àqueles afetados por prejuízos econômicos.

De acordo com Duterte foi garantido a ele que havia fornecimentos de alimentos suficientes e disse que operadores privados que operam supermercados, farmácias, clínicas de saúde e bancos ficariam abertos.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Volta às aulas poderá ocorrer este mês informa governo

Publicado em 17 de março de 2020, em Sociedade

Algumas prefeituras já autorizaram as escolas a voltar com as aulas, mas a grande maioria ainda continua fechada. Governo irá anunciar quando.

Sala de aula vazia (FNN)

Koichi Hagiuda do MEXT-Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, após uma reunião no Gabinete na terça-feira (17), informou que a volta às aulas poderá ocorrer durante este mês.

Publicidade

As escolas estão fechadas temporariamente por causa da propagação do novo coronavírus no país, como medida de segurança das crianças, professores e funcionários. Mas, com base na análise dos especialistas do governo sobre as diretrizes de cada prefeitura, pretende considerar a reabertura das escolas, porém, ainda não pode dizer se serão todas de uma só vez ou parcialmente.

Tendo em vista que algumas prefeituras já voltaram, pretende analisar as experiências e medidas adotadas em cada uma delas para evitar a infecção. Outras continuam analisando a situação, inclusive das cidades vizinhas, como medida para não disseminar a infecção.

No próximo dia 19 os especialistas do governo entregarão uma análise e, baseado nela, definirá como fica a volta às aulas. 

Prefeituras que já reabriram as escolas

Segundo o levantamento feito pela NHK até segunda-feira (16) há algumas cidades que retomaram as aulas. Afinal, não faltam notícias de que as crianças estão sob estresse por não terem o que fazer. Veja o quadro por província.

  • Shizuoka: cidade homônima, Hamamatsu, Gotenba, Susono, Oyama e Kawanehon
  • Chiba: Narita
  • Yamanashi: Fujiyoshida
  • Hyogo: Akashi, Toyooka, Yabu, Kami e Shin-onsen
  • Okayama: Maniwa e Kagamino
  • Shimane: Okuizumo
  • Kagoshima: Uken, Wadomari, China e Yoron
  • Saga
  • Okinawa: algumas como as de Urasoe e Tomigusuku retornaram dia 10, e todas voltaram na terça-feira, sendo que as de Ishigaki, Taketomi, Yonaguni e Iheiya não fecharam
Fontes: NHK, Ryukyu Shinpo, FNN e Nikkei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!