Vulcão mais ativo da Indonésia entra em erupção

Publicado em 3 de março de 2020, em Ásia

O status de alerta do Merapi, que já está no terceiro nível mais alto devido a sua atividade em curso, não foi elevado.

O vulcão mais ativo da Indonésia entrou em erupção nesta terça-feira (3), lançando areia, material piroclástico e colunas massivas de fumaça e cinzas a uma altura de 6 mil metros ao céu.

A erupção do Monte Merapi na ilha principal de Java também liberou nuvens de gás abrasadoras 2Km abaixo de suas encostas, disse a Agência de Pesquisa de Geologia e Vulcanologia em seu site.

A agência disse que pessoas morando nas encostas férteis do Merapi foram avisadas a ficar a 3Km de distância da boca da cratera, visto que as cinzas deixaram a chuva grossa e turva em vários vilarejos.

Testemunhas disseram que o som pôde ser ouvido a 30Km de distância. A agência não elevou o status de alerta do Merapi, que já está no terceiro nível mais alto devido a sua atividade em curso.

A montanha de 2.968 metros de altura é a mais ativa dos 500 vulcões indonésios. O vulcão emite um som de alta intensidade e gera nuvens quentes escuras desde o ano passado. Sua última grande erupção em 2010 deixou 353 mortos.

A Indonésia, um arquipélago de 240 milhões de pessoas, é propensa a terremotos e atividade vulcânica porque fica no “Anel de Fogo” do Pacífico, uma série de falhas geológicas em forma de ferradura ao longo do oceano.

Fonte: Mainichi

Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken