Filipinas proíbem produtos avícolas da Austrália

A gripe aviária pode infectar humanos, embora haja evidência limitada de transmissão de pessoa para pessoa, de acordo com especialistas da saúde.

Fazenda de aves (ilustrativa/banco de imagens PM)

As Filipinas disseram na quarta-feira (19) que proibiram temporariamente a importação de aves domésticas e selvagens e seus produtos da Austrália após a presença do vírus da gripe aviária altamente patogênico H7N7 ter sido detectado em um ovo de granja.

Publicidade

A Austrália, que conta por menos de 1 por cento das importações avícolas das Filipinas, confirmou o surto em uma granja no estado de Vitória.

A gripe aviária pode infectar humanos, embora haja evidência limitada de transmissão de pessoas para pessoa, de acordo com especialistas da saúde.

Infecções humanas são primariamente adquiridas através de contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados.

As Filipinas tiveram seus próprios surtos de gripe aviária, com o mais recente envolvendo o subtipo do vírus altamente infeccioso H5N6 detectado em um ovo de granja na cidade de San Luis na província de Pampanga em julho.

O país no Sudeste Asiático também declarou uma proibição temporária em 14 de agosto sobre produtos avícolas do Brasil, após duas cidades na China terem encontrado vestígios do novo coronavírus em cargas de alimento congelado importado, incluindo asas de frango do país sul-americano.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coronavírus ou insolação: difícil de distinguir

Publicado em 20 de agosto de 2020, em Sociedade

Este ano o verão, com altas temperaturas, tem provocado insolação em maior número de pessoas. Mas, como é difícil distinguir, pode ser Covid-19.

Pessoa sendo socorrida (Piqsels)

Ao contrário dos verões passados este ano é preciso dupla atenção pois em tempos de pandemia e com sintomas parecidos, tanto pode ser insolação ou infecção pelo novo coronavírus.

Publicidade

Existem muitos casos de ocorrência de clusters de infecção, especialmente no meio esportivo. No início, o que se pensava que era insolação era, na verdade, infecção pelo temido vírus.

Especialistas dizem que é difícil distinguir apenas pelos sintomas. Com ambas as possibilidades em mente, os pacientes devem ser tratados primeiro da insolação e, no caso dos sintomas não desaparecerem, deve-se suspeitar da Covid-19. 

Em julho a Sociedade Japonesa de Medicina de Emergência compilou uma “diretriz para lidar com insolação durante uma epidemia de infecção pelo novo coronavírus”, apontando o seguinte.

Sintomas em comum

Febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga, distúrbio de consciência, distúrbio gastrointestinal e náuseas são todos são sintomas comuns da insolação e infecção pelo coronavírus. A dificuldade respiratória característica da Covid-19 também pode ocorrer com forte insolação.

Desordens do paladar e do olfato não aparecem na insolação e são uma fonte de suspeita de infecção pelo novo coronavírus. No entanto, metade das pessoas infectadas não apresenta esses sintomas.

O médico e professor Hideki Taniguchi, da pós-graduação da Universidade de Saúde e Bem-estar de Tóquio, ressalta que é necessário tratar a insolação com a premissa de que o paciente pode estar infectado com o novo coronavírus.

Por isso, os paramédicos ou quem atende o caso devem usar máscara, imprescindível. Depois, devem levar o paciente para um local mais fresco, fazê-lo beber um litro de solução de reidratação oral e observá-lo por 1 a 3 horas enquanto repousa. 

Prevenção para evitar colapso nos hospitais

Caso não apresente melhora deve-se recomendar buscar uma instituição médica que possa atendê-lo como suspeito de infecção pelo novo coronavírus.

De acordo com o professor Taniguchi, seja na ambulância ou no hospital os profissionais devem usar roupas protetoras para examinar o paciente. Um exame de tomografia computadorizada do tórax, que é usado como um critério para infecção pelo coronavírus, também está sendo realizado nos 2 casos, o que aumenta a carga nos hospitais. 

“Com o aumento de pacientes com suspeita de insolação o sistema médico fica apertado. É importante lidar com esses casos antes do transporte. Mas mais do que isso, é preciso evitar um e outro com a prevenção”, explica o professor Taniguchi.

Fonte: Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!