Jornalista Paulo Henrique Amorim morre no Rio aos 77 anos

O jornalista saiu para jantar com amigos na noite de terça-feira (9) e infartou quando retornou à sua casa.

O jornalista saiu para jantar com amigos na noite de terça-feira (9) e infartou quando retornou à sua casa (YouTube)

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na madrugada desta quarta-feira (10) no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela TV Record, emissora onde trabalhava desde 2003.

Publicidade

Sua trajetória profissional foi destacada nesta manhã pelo jornalista André Azeredo, que apresenta o programa SP no Ar.

“É com muita tristeza que a gente noticia a morte de um dos maiores jornalistas da história desse país. Morreu nessa madrugada Paulo Henrique Amorim. Ele estava no Rio de Janeiro. Paulo Henrique trabalhava aqui na Record desde 2003 e deixa um legado para o jornalismo do país”.

De acordo com a emissora, o jornalista saiu para jantar com amigos na noite de terça-feira (9) e infartou quando retornou à sua casa. Aos 77 anos, ele deixa uma filha e esposa também jornalista Geórgia Pinheiro.

Paulo Henrique Amorim construiu uma carreira que vai do jornalismo impresso ao televisivo. Atuou como correspondente internacional em Nova Iorque nas revistas Realidade e Veja. Na televisão, passou pela extinta Manchete, pela Globo, Bandeirantes e TV Cultura.

Contratado pela Record em 2003, ele assumiu na ocasião a apresentação da edição noturna do Jornal da Record. Posteriormente foi deslocado para o programa Domingo Espetacular. No final do mês passado, ele foi afastado da atração após 14 anos no seu comando. Na ocasião, a emissora anunciou o nome de novos apresentadores como parte de uma reformulação do seu jornalismo e afirmou que Paulo Henrique Amorim não seria demitido, ficando à disposição para novos projetos.

Paralelamente, o jornalista também editava o Conversa Afiada, um site focado na cobertura política do país que ele criou inicialmente como um blog em 2008. A notícia de sua morte repercutiu no meio profissional e político.

“Os jornalistas brasileiros acordaram hoje com uma triste notícia: a morte por infarto do jornalista Paulo Henrique Amorim. É uma perda para o jornalismo. Além de atuar na Record, ele também atuava no jornalismo independente com seu site Conversa Afiada e estava fazendo um trabalho interessante porque suscitava o debate e a crítica. Vai fazer falta”, lamentou Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.

Nas redes sociais, políticos e colegas de profissão também prestam homenagem. O jornalista e escritor Mário Magalhães escreveu em seu perfil que Paulo Henrique Amorim foi um jornalista corajoso e compartilhou um de seus discursos. “Reverencio sua memória com um vídeo dele, de dezembro de 2017, em defesa da liberdade de expressão”.

Fonte: Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imagem de gorila com saco na cabeça para se proteger da chuva viraliza

Publicado em 10 de julho de 2019, em Curiosidades

Imagens de gorilas usando saco na cabeça para se protegerem da chuva no Zoológico de Ueno (Tóquio) viralizam nas redes sociais.

Gorila “Komomo” usa saco na cabeça para se proteger da chuva, seguindo o exemplo da gorila “Toto” (Imagem: Tokyo Zoological Park Society)

Não são apenas os humanos que não gostam de tomar chuva.

Publicidade

As imagens de uma gorila do Zoológico de Ueno, em Taito (Tóquio), mostram isso muito bem. A gorila, de 40 anos, chama-se “Toto” e é de uma espécie típica das florestas tropicais pluviais da África. Nas imagens, Toto está usando um saco na cabeça para se proteger da chuva.

Dentro da área de gorilas, são colocados sacos para que os animais usassem na hora de dormir ou para brincar. Contudo, Toto teve um ideia inusitada: usá-lo para se proteger da chuva.

Recentemente, o gorila “Komomo”, de 9 anos” começou a seguir o exemplo de Toto e está usando sacos. Até mesmo o líder “Haoko”, começou a correr da chuva e se refugiar na caverna, ficando de “pé” e correndo usando apenas as patas traseiras.

“Komomo” até faz pose para foto (Imagem: Tokyo Zoological Park Society)

“Acho que eles não fazem isso de forma consciente. De repente, eles começaram a não gostar de se molharem na chuva”, disse Ryo Imanishi, responsável pela educação dos animais.

Segundo Imanishi, no verão, alguns gorilas tomam banho de tina para se refrescar nos dias quentes. Contudo, essas atitudes dos gorilas são “estranhas”, já que o habitat natural deles é nas florestas tropicais pluviais, onde há muita umidade.

Entretanto, os gorilas que não conseguiram voltar a tempo ficam ansiosos e se sentam ao chão e começam a bocejar. Segundo Imanishi, “esta é uma prova de que estão muito estressados. Se o pelo molhar, a temperatura corporal cai e afeta o gerenciamento da condição física”.

Gorila com saco na cabeça se protegendo da chuva (Imagem: Tokyo Zoological Park Society)

Em outras regiões, gorilas que fogem da chuva também foram vistos.

No Zoológico da Cidade de Quioto, foi registrado o momento em que uma gorila carregava seu filho no colo enquanto procurava um local fechado desesperadamente para se proteger da chuva. Também no Parque Zoológico de Chiba e no Japan Monkey Center, em Inuyama (Aichi), os gorilas começaram a fugir para locais fechados para se protegerem da chuva.

No Riverbanks Zoo and Garden, situado no Estado de Carolina do Sul (EUA), 4 gorilas, andando com as patas traseiras, foram avistados se espreitando na parede do estabelecimento até suas camas para fugir da chuva. Muitas mídias relataram o ocorrido, que repercutiu nas mídias sociais.

Fonte: Asahi Shimbum

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!