Universidades japonesas sobem posições em ranking mundial

Cento e três universidades japonesas marcaram presença em um influente ranking das melhores instituições de nível superior do mundo. As de Tóquio e de Quioto subiram posições.

Cento e três universidades japonesas marcaram presença na Times Higher World University Rankings (imagem ilustrativa)

Um recorde de 103 universidades japonesas marcou presença na Times Higher World (THW) University Rankings, com as duas principais instituições de ensino superior do país – a de Tóquio e a de Quioto – subindo posições.

Publicidade

De acordo com a THW, a principal instituição do país, a Universidade de Tóquio, também conhecida como Todai, subiu para o 42º lugar, alta de quatro posições em relação ao ano passado.

A de Quioto assegurou sua posição como a segunda universidade mais bem classificada do Japão, saltando nove posições em comparação ao ano passado para o 65º lugar – marcando seu segundo ano consecutivo de melhoria no influente ranking que lista mais de 1.250 das melhores instituições de nível superior do mundo.

“Essa é uma nação de imensa criatividade e potencial, e podemos estar presenciando uma reviravolta positiva aqui para as universidades”, disse Phil Baty, diretor editorial do global rankings, em um press release na quarta-feira (26).

Contudo, ele alertou que para reforçar seu status como uma potência chave competitiva de educação superior tanto regionalmente como globalmente, o Japão “necessita de um comprometimento a um investimento muito maior e uma intensificação de seus esforços para internacionalizar”.

Alta recorde de 103 instituições japonesas na influente lista

Os rankings da organização têm base na pontuação ponderada de treze indicadores em cinco pilares, incluindo ambiente de aprendizado, pesquisa, perspectiva internacional, influência de pesquisa e rendimento de indústria.

O THW atribui a subida de posições da Todai no ranking à melhoria em seu ambiente de aprendizado (classificado em 16º lugar), pesquisa (19º lugar) e desempenho de rendimento de indústria.

A alta recorde de 103 instituições japonesas que estão na lista ultrapassou a do ano passado, de 89, tornando o Japão o segundo país mais representado após os EUA, que têm 172 instituições.

Dentre as universidades japonesas que apareceram entre as 500 melhores pela primeira vez foram a Universidade de Saúde Fujita, a Universidade Metropolitana de Tóquio e a Universidade Teikyo. Os rankings melhorados se devem primeiramente a um grande aumento no número de citações de pesquisa.

Universidades de Oxford e de Cambridge lideram a lista

A Universidade de Oxford do Reino Unido garantiu seu primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo, seguida pela de Cambridge, que ficou em segundo pelo 2º ano seguido. O terceiro lugar ficou para a Universidade de Stanford, nos EUA.

A China continua sendo a nação asiática mais bem representada dentre as 200 melhores, com a instituição número um da nação, a Tsinghua, ultrapassando a Universidade Nacional de Singapura, que por muito tempo ficou conhecida como a melhor universidade na Ásia, em uma posição.

Toque aqui para ver os rankings.

Fonte: Japan Times
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresária japonesa é assassinada nas Filipinas

Publicado em 27 de setembro de 2018, em Ásia

Uma japonesa, dona de uma empresa de exportação, foi assassinada a tiros na ilha Cebu, Filipinas.

Carro da japonesa morta a tiros em Cebu (JNN)

A polícia de Cebu, ilha das Filipinas, anunciou que na noite de segunda-feira (24) a japonesa Junko Hamada, 71 anos, foi assassinada a tiros. Ela é dona de uma empresa de exportação de artigos de decoração e variedades.

Publicidade

Estaria dirigindo quando recebeu tiros na cabeça, disparados por 2 pessoas de motocicleta.

A polícia local informou que prendeu uma mulher filipina com posse de drogas e que ela seria uma das que executou. Também esclareceu que o crime ocorreu a mando do marido da vítima, igualmente japonês.

As autoridades interrogaram um outro envolvido, parceiro da mulher da motocicleta. Ele é conhecido do marido da vítima e confessou o seu envolvimento.

A polícia está investigando como motivo do crime problemas financeiros relacionados aos negócios da vítima, Junko.

Fonte e foto: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!