Trump deve declarar emergência nacional para construir muro na fronteira com o México

O presidente Donald Trump planeja declarar uma emergência nacional para construir um muro ao longo da fronteira sul com o México.

Donald Trump planeja declarar emergência nacional para construir muro na fronteira com o México (NHK)

A Casa Branca disse que o presidente Donald Trump planeja declarar uma emergência nacional para que ele possa contornar o Congresso e construir um muro ao longo da fronteira sul com o México.

Publicidade

A declaração, frisa a Casa Branca, virá assim que o presidente assinar uma nova lei de recursos que evitará uma outra paralisação parcial do governo.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse na quinta-feira (14) que a ação executiva, que inclui uma emergência nacional, será tomada para assegurar o fim da crise humanitária e de segurança nacional na fronteira”.

Anteriormente, Trump demonstrou sua insatisfação com um acordo de orçamento alcançado entre republicanos e democratas, visto que ele não inclui fundos suficientes para construir um muro na fronteira prometido pelo presidente.

Os democratas estão denunciando a planejada declaração de emergência nacional de Trump como um abuso de poder presidencial.

O que é uma emergência nacional?

Um estado de emergência é declarado em tempos de crise. Nesse caso, Trump disse que a crise está sendo causada por imigrantes que chegam à fronteira dos EUA com o México.

Especialistas dizem que declarar uma emergência nacional daria ao presidente acesso a poderes especiais que efetivamente permitem a ele contornar o processo político habitual.

Ele poderia redirecionar o dinheiro de existentes orçamentos militares ou para alívio de desastres para pagar pelo muro.

No entanto, há um debate sobre se a situação na fronteira sul dos EUA constituiu tal emergência.

Por outro lado, mais de duas mil pessoas foram rejeitadas ou presas na fronteira a cada dia só em novembro. Defensores dizem que isso se iguala a uma emergência.

Outros argumentam que o número é bem menor do que aquele de uma década atrás, e muitas das milhares de pessoas que viajaram na direção norte a partir de países como Honduras estão se apresentando como requerentes de asilo, buscando entrar no país ilegalmente.

Fonte: NHK, BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Executivo japonês preso há 1 ano como espião na China

Publicado em 15 de fevereiro de 2019, em Ásia, Crime

A imprensa tomou conhecimento de que um executivo da gigante Itochu está preso na China, há um ano. Ainda não se sabe o motivo.

Bandeira da China (Flickr)

Segundo a imprensa é incomum a prisão de um funcionário de empresa japonesa por tanto tempo.

Publicidade

O executivo da gigante Itochu, na faixa dos 40 anos, foi preso em meados de fevereiro do ano passado, pelas autoridades da Agência Nacional de Segurança de Guangzhou ou Cantão. Há suspeita de espionagem e já deve ter sido encaminhado para a promotoria, segundo a JNN.

Yoshihide Suga, Secretário-Chefe de Gabinete, declarou na quinta-feira (14), que foi informado pelo consulado local e que está dando o apoio necessário. Mas não pode “responder mais, para mais detalhes, devido à natureza do assunto”, disse.

Por outro lado, no mesmo dia a porta-voz do ministério das relações exteriores da China declarou “não tenho conhecimento sobre o caso, por favor, pergunte ao departamento responsável”.

Ao que tudo indica o funcionário da Itochu foi preso assim que entrou na China. A empresa japonesa está desenvolvendo um projeto do metrô em Cantão, junto com uma companhia local, e recebeu um grande pedido dos vagões.

Executivo que já fez parte do projeto da Itochu com a China está preso como espião (JNN)

O jornal Asahi obteve a informação de que o executivo estava trabalhando em Tóquio e teria ido viajar de férias para a China, quando foi preso. Mas, anos atrás fazia parte da equipe do projeto do metrô.

Outra fonte informou que isso ocorreu durante uma viagem a trabalho e, na sua folga, durante um passeio, teria sido preso.

O departamento de relações públicas da Itochu apenas comentou “no momento estamos confirmando a situação”.

De acordo com o levantamento da JNN há pelo menos 8 japoneses presos na China, dos quais 4 já receberam sentença. Mas uma detenção de funcionário japonês por tanto tempo é incomum.

Fontes: ANN, News24, JNN e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!