O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou por volta das 7h30 de quarta-feira (8), horário local, que o Irã disparou dezenas de mísseis balísticos contra bases militares americanas no Iraque.
“Não há dúvidas de que esses mísseis vieram do Irã para atingir ao menos 2 bases utilizadas pelo exército americano. Atualmente, estamos confirmando a situação dos danos e garantindo a segurança dos membros do exército que estavam nas bases”, comunica o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Segundo uma rede estatal de televisão do Irã, o ataque foi orquestrado pela Guarda Revolucionária do Irã, e “dezenas de mísseis” foram lançados contra a base de Ain al-Asad, localizada no oeste do Iraque, na província de Anbar.
Autoridades americanas declararam à CNN que não houve vítimas americanas. Segundo fontes de segurança do Iraque, há relatos de vítimas iraquianas, mas não mais informações sobre a quantidade e o estado delas.
O ataque é parte da operação de vingança de Teerã, chamada de “Mártir Soleimani”, que são parte de operações de retaliação pela morte do general Qassem Soleimani.
Soleimani era general da Guarda Revolucionária do Irã e foi morto em ataque de mísseis americanos no dia 3 deste mês. Na terça-feira (7), o presidente Hassan Rohani declarou que esse ato americano terá retaliações. “Nunca ameace a nação iraniana”, escreveu em sua conta do Twitter o presidente iraniano.
No mesmo dia, o presidente americano Donald Trump declarou que os Estados Unidos “já está totalmente preparado”, em ameaça ao Irã.
Fonte: NHK News