OMS declara coronavírus da China emergência de saúde internacional

A agência das Nações Unidas define uma emergência global como um “evento extraordinário” que constitui um risco para outros países e exige resposta internacional coordenada.

O diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus fala em Genebra (NHK)

A Organização Mundial da Saúde – OMS declarou o surto do novo vírus na China, que se espalhou para mais de uma dezena de países, uma emergência global na quinta-feira (30) após o número de casos ter aumentando em mais de 10 vezes em uma semana.

Publicidade

A agência das Nações Unidas define uma emergência global como um “evento extraordinário” que constitui um risco para outros países e exige resposta internacional coordenada.

A primeira vez que a China informou a OMS sobre casos do novo vírus foi no fim de dezembro.

Até o momento, a China reportou mais de 8.900 casos incluindo 200 mortos. Dezoito países desde então relataram casos, enquanto cientistas trabalham para entender o quão exatamente o vírus está se espalhando e o quão grave ele é.

Especialistas dizem que há evidência significativa de que o vírus está se espalhando entre as pessoas na China e têm citado casos preocupantes em outros países – incluindo Estados Unidos, França, Japão, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul e Vietnã – onde também houve casos isolados de transmissão entre humanos.

Falando com os repórteres em Genebra, na Suíça, o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus citou a propagação preocupante do vírus entre pessoas fora da China.

“A principal razão para essa declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas pelo que está acontecendo em outros países”, disse ele.

“Nossa maior preocupação é do vírus se espalhar para outros países com sistemas de saúde mais debilitados, os quais não estão preparados para lidar com ele”.

“Essa declaração não é um voto de não confiança na China”, disse ele. “Pelo contrário, a OMS continua a ter confiança na capacidade da China de controlar o surto”.

Uma declaração de emergência global tipicamente traz maior quantidade de fundos e recursos, mas também leva governos tensos a restringirem viagens e negócios a países afetados. O anúncio também impõe sobre os países mais exigências de relatos da doença.

O novo vírus, agora, infecta mais pessoas na China do que durante o surto da SARS (síndrome respiratória aguda grave) em 2002-2003.

A China estendeu o período de feriado de Ano Novo Lunar até o domingo (2) para tentar manter as pessoas longe de casa, mas a onda de viajantes que retornam poderia potencialmente fazer com que o vírus se espalhasse ainda mais.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Montadoras japonesas na China estendem paralisação por causa do novo coronavírus

Publicado em 31 de janeiro de 2020, em Ásia

As grandes montadoras japonesas iriam retomar a produção após o feriado de Ano Novo mas decidiram paralisar por mais um tempo.

Veículos da Honda (JNN)

Por causa da epidemia do novo coronavírus em Wuhan (Hubei), na China, a Honda anunciou na quinta-feira (30) que fará paralisação das operações em cumprimento à ordem das autoridades locais. 

Publicidade

Embora a previsão fosse até 2 de fevereiro a montadora decidiu estender até 13 para sua planta de Wuhan e até 9 nas duas de Guangzhou (Guangdong). Isso afetará sua produção de motocicletas e também dos veículos de 4 rodas.

A Toyota também informou que a suspensão da operação das 4 plantas que retornaria após o feriado de Ano Novo será prorrogada para depois do dia 10.

Na China, as autoridades locais regulamentaram as atividades corporativas e teme-se que o fornecimento de peças fique lento. A data específica de retomada é indecisa. 

A Hino Motors e os fabricantes de peças do grupo adotaram a suspensão das atividades e, se isso se prolongar, é inevitável que o desempenho dos negócios seja afetado.

A única montadora japonesa que ainda não informou sobre a situação é a Nissan, com uma base em Wuhan.

Fontes: Response, Blogos, JNN e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!