Grande asteroide passará próximo da Terra

O asteroide 52768 (1998 OR2) foi avistado pela 1ª vez em 1998. Ele passará dentro de uma distância de 6 milhões de quilômetros da Terra.

Imagem ilustrativa (PM)

Em 29 de abril, um asteroide com tamanho estimado entre 1,7 e 4 quilômetros passará próximo da Terra. Entretanto, ele não deve colidir com nosso planeta, felizmente.

Publicidade

Caso colidisse, ele seria “grande suficiente para causar efeitos globais”, de acordo com a NASA, na época quando o asteroide foi descoberto pela primeira vez.

O asteroide é chamado de 52768 (1998 OR2) e foi avistado pela primeira vez em 1998. Ele passará dentro de uma distância de 6 milhões de quilômetros da Terra, movendo-se a uma velocidade de 31 mil Km/h.

A passagem deve ocorrer na quarta-feira, 29 de abril, às 18h56 (horário do Japão), de acordo com o Centro para Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA. Eles rastreiam objetos próximos da Terra que poderiam colidir com o planeta.

O asteroide foi classificado como objeto potencialmente perigoso porque ele passa perto da órbita da Terra, mas atualmente não está na lista da NASA de potenciais futuros eventos de impactos da Terra.

Esses são reunidos e monitorados pelo Sistema Sentry da NASA, “um sistema de monitoramento altamente automatizado que escaneia continuamente o catálogo de asteroide mais atual para possibilidade de impacto futuro com a Terra nos próximos 100 anos”.

Esse é o maior asteroide que deve passar perto da Terra dentro dos próximos dois meses, mas não é o maior já registrado.

A honra pertence ao asteroide 3122 Florence (1981ET3), que passou perto e por sorte não colidiu com a Terra em 1º de setembro de 2017. Ele fará outra passagem em 2 de setembro de 2057. A estimativa de tamanho desse asteroide é entre 4 e 9 quilômetros de largura.

Além de rastrear objetos que passam perto da Terra que podem representar uma ameaça, a NASA e outras agências atualmente têm missões em curso para estudar asteroides perto da Terra e potencialmente atenuam o perigo de uma colisão.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Norte da Itália vai isolar 16 milhões de pessoas por causa do coronavírus

Publicado em 8 de março de 2020, em Sociedade

As novas medidas, que também serão aplicadas no centro financeiro de Milão e no destino turístico de Veneza, vão durar até 3 de abril.

Ruas vazias no distrito do Grande Canal em Milão (ilustrativa/PM)

O primeiro-ministro da Itália disse que pelo menos 16 milhões de pessoas estão sob uma quarentena obrigatória na região da Lombardia e também em 14 províncias.

Publicidade

O isolamento vai durar até o início de abril.

O aumento dramático nos esforços do país para conter a propagação do novo coronavírus fechará ginásios, piscinas, museus e resorts de esqui.

A Itália é o país na Europa mais atingido pelo coronavírus e no sábado (7) reportou um aumentou acentuado nas infecções.

As novas medidas, que também serão aplicadas no centro financeiro de Milão e no destino turístico de Veneza, vão durar até 3 de abril.

O número de mortos na Itália passou de 230, com oficiais reportando mais de 50 óbitos em 24 horas. Os casos confirmados aumentaram em mais de 1,2 mil, para 5.883 no sábado.

Toda a região da Lombardia, lar para 10 milhões de pessoas e do centro financeiro da Itália, Milão, serão isolados com exceção para casos de acesso de emergência, e 14 províncias incluindo Veneza, Parama e Modena estarão sujeitas às mesmas medidas – afetando um total de cerca de 16 milhões de pessoas.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte disse que as províncias afetadas foram Modena, Parma, Piacenza, Reggio Emilia, Rimini, Pearo e Urbino, Alessandria, Asti, Novara, Verbano Cusio Ossola, Vercelli, Padua, Teviso e Veneza.

Até agora somente 50 mil pessoas no norte da Itália haviam sido afetadas por medidas de quarentena.

Quais são as medidas?

Clubes noturnos, ginásios, piscinas, museus e resorts de esqui serão fechados.

Restaurantes e cafés podem abrir, mas os clientes devem se sentar com pelo menos 1 metro de distância um do outro.

Será exigido que as pessoas fiquem em casa o máximo possível, e aqueles que quebrarem a quarentena poderiam enfrentar 3 meses de prisão.

Competições esportivas serão fechadas para o público, e o presidente da união de jogadores de futebol da Itália pediu para que todas as partidas fossem adiadas.

A Organização Mundial da Saúde – OMS recomendou à Itália que focasse fortemente em medidas de contenção, visto que as infecções estão se espalhando pelo país.

Os planos refletem a quarentena forçada imposta pela China para milhões de pessoas, a qual a OMS elogiou por conter a propagação do vírus.

O líder político italiano Nicola Zingaretti disse no sábado que ele havia testado positivo para o vírus.

“Estou bem, mas terei que ficar em casa pelos próximos dias”, disse o líder do Partido Democrático da centro-esquerda da Itália em um post no Facebook.

O país disse que começaria a recrutar médicos aposentados em um esforço para combater o aumento do surto.

“Prioridade maxima”

Em relação a outros lugares, o Irã confirmou quase 6 mil infecções e 145 mortes, e o número de casos no mundo passou de 100 mil, dizem oficiais.

Um segundo membro do parlamento estaria entre aqueles que morreram no Irã, onde oficiais da saúde temem que o número de casos pode na verdade ser bem maior.

Houve até agora cerca de 3,5 mil mortes por coronavírus registradas no mundo. A grande maioria foi na China, onde o vírus se originou em dezembro de 2019.

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou a propagação do vírus de “profunda preocupação” e pediu a todos os países que tornem a contenção “suas maiores prioridades”.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!