Cerca de 100 médicos morreram na Itália vítimas do coronavírus

Segundo o instituto de saúde pública ISS de Roma, cerca de 10 por cento dos infectados com o coronavírus no país trabalham na área de cuidados da saúde.

Médicos usando roupas de proteção e máscaras (ilustrativa/PM)

Cem médicos italianos morreram em decorrência do novo coronavírus desde fevereiro quando a pandemia chegou ao país, disse a principal associação de doutores da Itália na quinta-feira (9).

Publicidade

“O número de médicos que morreu por causa da Covid-19 é de 100 – talvez 101 no momento, infelizmente”, disse um porta-voz da associação, conhecida como FNOMCeO, à AFP.

O número inclui médicos aposentados que o governo começou a chamar há um mês para ajudar a combater o coronavírus.

“Não podemos mais permitir que nossos médicos, nossos profissionais da saúde, sejam enviados para combater sem qualquer proteção contra o vírus”, disse o presidente da associação Filippo Anelli em seu site.

“É uma luta injusta”, acrescentou.

Reportagens de mídias italianas estimam que 30 enfermeiras e assistentes de enfermagem também morreram em decorrência da Covid-19.

De acordo com o instituto de saúde pública ISS de Roma, cerca de 10 por cento dos infectados com o coronavírus trabalham na área de cuidados da saúde.

A Itália foi o primeiro país europeu a fechar quase todas as suas atividades de negócios em 12 de março por causa do vírus.

Os fechamentos e medidas de contenção ajudaram a reduzir a propagação da doença que levou a vida de 17.669 pessoas em todo o país desde fevereiro, o maior número no mundo.

O governo italiano está agora ponderando como e quando abrandar medidas de distanciamento social que até agora foram estendidas até 13 de abril.

Fonte: France 24

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governador de Gifu declara estado de situação de urgência

Publicado em 10 de abril de 2020, em Sociedade

Embora o termo seja parecido o governador não usou declaração de estado de emergência mas sim de urgência 非常事態宣言, lê-se hijo jitai sengen.

Governador de Gifu na tarde de sexta-feira (transmissão ao vivo)

Às 14h40 de sexta-feira (10) o governador da província de Gifu, Hajime Furuta, realizou uma conferência para explicar sobre a declaração de estado de situação de urgência ou extrema (非常事態宣言, lê-se hijo jitai sengen), tecnicamente um pouco diferente da de estado de emergência (緊急事態宣言, lê-se kinkyu jitai sengen). 

Publicidade

O prazo do decreto de forma autônoma é o mesmo da declaração de emergência, da capital e mais 6 províncias, além de Aichi, autonomamente, portanto até 6 de maio.

Sobre os 86 casos e uma morte até sexta-feira, e é provável que aumente porque há pessoas aguardando o resultado do exame. O aumento tem sido progressivo, de 2,5 vezes mais de uma semana para outra. Os clusters têm ocorrido na província, já detectados, mas de onde ocorreram os aumentos de casos, especialmente na área de Mino.

Pediu compreensão da população para as ações de distanciamento e isolamento social e reforçou a importância, já que o vírus é transportado quando as pessoas se locomovem. Se não puder evitar por algum motivo, cuidar com a aglomeração de pessoas, locais pouco ventilados e ações de higiene pessoal.

Para as empresas, como vêm ocorrendo clusters, aos estabelecimentos como karaokê, clubes noturnos, restaurantes, bares, academias de ginástica, entre outros, pede medidas como desinfecção do local, treinamento sobre higiene dos funcionários, redução do horário de expediente e procurar tomar todos os cuidados para evitar a disseminação da infecção.

Na medida do possível pediu para as pessoas permanecerem em casa e usou o termo em inglês stay home. Portanto, para quem puder fazer home office seria adequado, mas há quem precise ir para o trabalho, nesse caso recomenda os cuidados de prevenção.

A data para fechamento temporário era até 19 deste mês às escolas públicas, do primário ao colegial, mas devem ficar fechadas temporariamente até 6 do próximo mês, exceto para as creches públicas que precisam continuar atendendo crianças cujos pais trabalham. Também informou adiamento ou cancelamento dos eventos públicos.

Diariamente se pode realizar de 120 a 130 exames para verificar a infecção. Conseguiu aumento de leitos para receber os pacientes.

Em relação ao suporte econômico, além dos subsídios do governo da união, pretende suplementar o orçamento.

Fontes: Nikkei, Gifu Shimbun e transmissão ao vivo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!