Coronavírus ‘atualmente eliminado’ na Nova Zelândia

A primeira-ministra do país alertou que ao declarar o vírus eliminado não significou que não haveria novos casos, mas que os números seriam menores e facilmente administrados.

Rua vazia na cidade de Tauranga na Nova Zelândia em 27 de março de 2020 (ilustrativa/PM)

A Nova Zelândia disse que impediu transmissão comunitária da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, eliminando com efeito o vírus, de acordo com reportagem da BBC.

Publicidade

Com novos casos em únicos dígitos por vários dias – um no domingo (26) – a primeira-minista Jacinda Ardern disse que o país havia “vencido a batalha” por enquanto.

A notícia surge horas antes da Nova Zelândia sair de seu nível mais rigoroso de restrições sociais.

A partir de terça-feira (28), alguns negócios não essenciais, de cuidados da saúde e atividades educativas poderão ser retomados.

Contudo, oficiais fizeram um alerta contra complacência. A maioria das pessoas ainda será solicitada a continuar em casa durante todo o tempo e evitar todas as interações sociais.

“Estamos abrindo a economia, mas não estamos abrindo as vidas sociais das pessoas”, disse Ardern na coletiva diária do governo.

A Nova Zelândia registrou menos de 1,5 mil casos confirmados ou prováveis de coronavírus e 19 mortes.

“Evitou o pior”

O diretor-geral da saúde da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield, disse que o baixo número de novos casos nos últimos dias “nos dá confiança de que atingimos nossa meta de eliminação”.

Ele e Ardern alertaram que ao declarar o vírus eliminado não significou que não haveria novos casos, mas que os números seriam menores e facilmente administrados.

“Não há transmissão comunitária não detectada disseminada na Nova Zelândia. Vencemos a batalha”, disse Ardern. “Mas temos que continuar vigilantes se quisermos manter dessa maneira”.

A Nova Zelândia introduziu restrições rigorosas sobre viagens e atividades no início da epidemia, quando ela tinha somente poucas dezenas de casos.

A fronteira da Nova Zelândia foi fechada, quarentena foi aplicada a todos que chegavam ao país, introdução de lockdown rigoroso e montagem de uma extensa operação de testes e de rastreamento de contatos.

Ardern disse que modelos indicaram que a Nova Zelândia poderia ter tido mais de mil casos por dia se não tivesse aplicado o lockdown tão cedo.

No horário da meia-noite de terça-feira, a Nova Zelândia moverá do nível 4 de lockdown para o 3. Isso significa que a maioria dos negócios poderá reabrir – incluindo restaurantes que oferecem comida para levar – mas não aqueles que envolvem contato face a face.

Aglomerações em massa ainda estão proibidas, shopping centers permanecem fechados e a maioria das crianças ainda continuará não indo à escola.

A fronteira da Nova Zelândia continuará fechada.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Situação econômica do Japão chega a extremamente severa em algumas regiões

Publicado em 27 de abril de 2020, em Economia

Isso não ocorria há 11 anos e 3 meses, ou seja, depois da crise de 2008. Veja as regiões avaliadas em extremamente severas.

Tokyo Skytree (arquivo NHK)

O impacto na economia do país devido à disseminação do novo coronavírus está se tornando sério, informou o governo na segunda-feira (27). 

Publicidade

O Ministério das Finanças resumiu as condições econômicas atuais nas 11 regiões do país e revisou essas avaliações de todas, pela primeira vez em 11 anos e 3 meses.

Por causa da pandemia do novo coronavírus ocorre um declínio em todo o mundo, inclusive no Japão onde as atividades de produção estagnaram, houve queda do número de vagas e outros segmentos amargam tempos difíceis, como no de serviços de turismo. 

A cada três meses, o Ministério das Finanças compila o estado atual da economia em 11 regiões em todo o país e o publica como um relatório.

É a primeira vez em 11 anos e 3 meses que as avaliações foram revisadas negativamente, após janeiro de 2009, logo depois da crise pela quebra da Lehman Brothers em 2008.

Foram 5 as regiões consideradas extremamente severas em relação à economia. São Hokkaido, Kanto, Tokai, Kinki e Okinawa.

As consideradas severas são as de Tohoku, Hokuriku, Chugoku, Kyushu e Fukuoka. A que teve suas bases afetadas é Shikoku.

Esse foi o relatório com avaliações mais rigorosas desde 2001. O ministério comentou “quanto às perspectivas para a economia, há necessidade de cuidado para que a queda não seja ainda mais acentuada”.

Fontes: Yomiuri e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!