Bebê é infectado por Covid-19 na barriga da mãe

Médicos na França acreditam que o vírus foi transmitido para o bebê através da placenta.

O recém-nascido foi infectado pelo coronavírus ainda na barriga da mãe (ilustrativa/ banco de imagens PM)

Médicos na França acreditam que podem ter registrado o primeiro caso provado de um bebê sendo infectado pelo novo coronavírus na barriga da mãe.

Publicidade

Profissionais da área da saúde constataram vários casos de recém-nascidos que contraíram a Covid-19, com um do tipo citado por pesquisadores na China em fevereiro.

Entretanto, médicos no Hospital Antoine Beclere em Paris puderam confirmar que um bebê era portador do vírus 1 hora após seu nascimento – e acreditam que a infecção pode ter sido transmitida através da placenta no útero.

Destacando o estudo de caso no Jornal Nature Communictaions, pesquisadores disseram que uma grávida de 23 anos deu entrada no hospital em março com febre e muita tosse.

Após ela testar positivo para Covid-19, seu bebê nasceu três dias depois por cesariana. Testes feitos 1 hora após seu nascimento, então novamente 3 e 18 dias depois, mostraram resultados positivos para a presença do vírus.

Testes adicionais de fluido coletado dos pulmões do recém-nascido – assim como amostras de sangue – também mostraram sinais do vírus.

E pesquisadores descobriram que o bebê havia apresentado alguns dos sintomas neurológicos associados ao vírus que foram observados em adultos – com análise de neuroimagiologia indicando lesão da substância branca, a qual pode ser provocada pela inflamação vascular que a infecção Sars-CoV-2 causa.

Junto com seus colegas, Daniele De Luca, diretor médico de pediatria e cuidado crítico neonatal no Antoine Beclere, mediram cargas virais maiores na placenta do que no fluido amniótico e no sangue materno – sugerindo que o SARS- CoV- 2 pode se replicar ativamente nas células dentro da placenta.

Entretanto, pesquisadores dizem que mais estudos serão necessários para confirmar esses resultados.

Escrevendo no Nature Communications, eles disseram “Reportamos um caso provado de transmissão transplacentária de Sars-CoV-2 de uma grávida afetada pela Covid-19 durante o fim da gestação de seu bebê”.

“Outros casos de potencial transmissão transplacentária foram recentemente descritos, mas apresentaram várias questões não endereçadas”.

Tanto a mãe quanto a criança se recuperaram e receberam alta do hospital.

“Em conclusão, demonstramos que transmissão transplacentária de Sars-CoV-2 é possível durante as últimas semanas de gestação”, acrescentaram os pesquisadores.

“Transmissão transplacentária pode causar inflamação placentária e viremia neonatal”.

“Sintomas neurológicos devido à vasculite cerebral também podem ser associados”.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: Tóquio decide elevar alerta após aumento de casos

Publicado em 15 de julho de 2020, em Sociedade

A capital japonesa registra cerca de 100 a 200 novos casos diariamente desde o início de julho. Número de hospitalizados chega a 700.

Pessoas no cruzamento de Shibuya (banco de imagens PM)

O governo metropolitano decidiu nesta quarta-feira (15) elevar o alerta de coronavírus para o nível mais alto devido a um aumento no número de infecções na capital Tóquio e outros fatores.

Publicidade

De acordo com o jornal Mainichi, o governo metropolitano finalizará sua decisão em uma reunião do comitê de monitoramento incluindo especialistas no fim do dia. O nível mais alto na escala de 4 indica que “as infecções podem estar se espalhando”.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, deve realizar uma coletiva de imprensa de emergência no fim da tarde desta quarta-feira para anunciar o mais recente status de infecções por coronavírus na metrópole e suas medidas para prevenir mais transmissões.

A capital japonesa registra cerca de 100 a 200 novos casos diariamente desde o início de julho, com o número de pacientes internados chegando a quase 700.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!