O governo dos EUA anunciou na segunda-feira (27) que concederá US$265 milhões à Fujifilm Holdings para ajudar a expandir a produção de vacina no combate à pandemia de coronavírus.
O presidente Donald Trump fez o anúncio quando visitou o Bioprocess Innovation Center na Fujifilm Diosynth Biotechnologies em Morrisville, na Carolina do Norte.
De acordo com a companhia japonesa, ela investirá para aumentar a capacidade de produção de vacina em sua instalação no Texas até o outono antes de iniciar a produção em massa no início de 2021.
A Diosynth Biotechnologies, que a Fujifilm adquiriu em 2011 e também investiu na Mitsubishi Corporation, tem um contrato para a fabricação de componente de vacina para a desenvolvedora Novavax.
De acordo com um contrato com o Departamento de Estado dos EUA até dezembro de 2021, os fundos do governo podem ser usados para aumentar a produção de vacinas em desenvolvedoras apoiadas pelo governo como a Novavax.
Os fundos fazem parte da Operação Warp Speed, o esforço da administração de Trump para acelerar o desenvolvimento de vacina que visa começar a fornecer 300 milhões de doses, um número cerca do equivalente à população total do país.
Além da Novavax, o governo dos EUA concedeu suporte financeiro a outras desenvolvedoras de vacinas incluindo a Pfizer.
Fonte: Asia Nikkei