O CEO da Pfizer, Albert Bourla, concordou com o pedido do primeiro-ministro Yoshihide Suga para fornecer doses adicionais da vacina contra Covid-19, disse no domingo (18) Taro Kono, ministro responsável pelo programa de vacinação do Japão.
“Eles concordaram com os essenciais do assunto”, disse Kono durante uma entrevista ao vivo na Fuji TV, acrescentando que mais detalhes, incluindo o cronograma de envio, serão discutidos.
Kono não especificou o número exato de doses extras buscadas da Pfizer, mas disse que o Japão garantiria fornecimento suficiente até o fim de setembro para inocular todas as pessoas acima de 16 anos. A vacina da Pfizer/BioNTech é a única aprovada no Japão.
Suga fez o pedido durante uma conversa por telefone com Bourla no sábado (17), o último da visita de 3 dias do primeiro-ministro japonês a Washington.
O Japão vem registrando um aumento nos casos de coronavírus nas últimas semanas, o que os especialistas da saúde dizem ser uma quarta onda da pandemia de Covid-19.
Somente 0,9% da população do Japão havia recebido a primeira dose da vacina desde a sexta-feira (16), comparado com 2,5% na Coreia do Sul e 48% no Reino Unido.
Fonte: Nippon